Topo

Regina Navarro Lins

Por que seios nus são uma forma de protesto

Universa

14/12/2018 08h00

Um grupo de mulheres fez um protesto em frente a uma loja da Victoria's Secret em Londres, na Inglaterra. Indignadas, acusaram a marca de lingeries de perpetuar padrões de beleza que não as representam. Usaram peças de outra grife que valoriza a diversidade e a inclusão. "Você já se sentiu como se não fosse representada?"; "Você já se sentiu como se não fosse boa o bastante por não aparentar ser de uma forma que a sociedade impõe?", foram questões levantadas por elas.

Veja também

Seios nus se tornaram um dos elementos centrais em manifestações feministas, em vários lugares do país e do mundo. Na Rio+20 em junho de 2016 foi, junto com os tambores e as vozes um elemento fundamental para chamar a atenção. Em todo o Brasil, nas chamadas Marcha das Vadias os seios nus deixaram a sua marca. Aconteceu também na Eurocopa, com as ucranianas da Femen, contra a ditadura da magreza. A bandeira que se levanta com a exposição dos mamilos é contra o mercantilismo do corpo da mulher e outras formas de exploração mais violentas.

Maíra Kubik, professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA, diz: "As mulheres querem delimitar o corpo como seu território. O corpo da mulher não pertence a nenhum homem, não foi feito para vender cerveja nem para ser traficado internacionalmente. Muito menos para apanhar, sofrer estupro ou feminicídio. Pertence a ela mesma e a mais ninguém. Quando a mulher tira a roupa num protesto, ela está tomando para si o seu destino. Sentindo na pele a sua autonomia. Isso é bonito demais. É corajoso. E revolucionário."

E você? O que pensa da nudez como protesto? 

 

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro