Topo

Regina Navarro Lins

"Sou homem e não queria desejar outros homens. Minha vida virou um inferno"

Regina Navarro Lins

24/09/2018 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Tenho 19 anos, sou homem, e há três anos percebi que sinto desejo por outros homens. Às vezes, vou à sauna e transo com algum, mas tudo isso me perturba. Ninguém sabe que virei isso. Não gostaria de sentir esse desejo. Minha vida se transformou num inferno; me afastei dos amigos e quase não saio de casa. Não consigo deixar de me recriminar"

***

Homens e mulheres são educados para corresponder ao papel masculino e feminino que deles se espera e desde crianças aprendem que mais tarde deverão se relacionar afetiva e sexualmente com o sexo oposto. Mulher com mulher dá jacaré, Homem com homem dá lobisomem são frases que nas brincadeiras infantis deixam claro como existe a preocupação de se desenvolver uma ideia negativa em relação à homossexualidade.

Geralmente é na adolescência que a orientação afetivo-sexual começa a ser percebida. É comum o adolescente se sentir diferente, não compartilhar dos mesmos interesses do grupo de amigos, mas não entender bem o que se passa com ele. Tenta negar a ideia de homossexualidade, pois sabe que isso não é aceito, que decepcionaria a família, os amigos e a si próprio.

Com esse conflito interno, ele confunde amizade, amor e desejo sexual. Aceitar-se como homossexual é para a maioria um processo difícil, cheio de dúvidas e medos. Não há com quem conversar e surge a sensação de que vai ser rejeitado e nunca compreendido.

Concordo com o  psicoterapeuta e escritor Ronaldo Pamplona quando diz: "Esse homem homossexual só se estabilizará psicológica e emocionalmente quando aceitar esses sentimentos e esse modo de vida para si mesmo. E quando tiver claro para si que são sentimentos e um modo de vida ainda condenados pela sociedade. Com isso, ele não mais incorporará para si o que pensa a sociedade a seu respeito."

 

 

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro