Topo

Regina Navarro Lins

A grande mudança da mulher na busca pelo seu prazer

Universa

11/04/2020 04h00

(lustração: Caio Borges)

A quarentena decretada por causa do coronavírus levou a um significativo aumento das vendas de objetos para o prazer sexual em vários países, inclusive no Brasil. Na Itália as vendas subiram 60% acima do previsto e na França, 40%. Nos Estados Unidos, o aumento chega a 75%, no Canadá a nada menos que 135%. Em Hong Kong as vendas de sex toys cresceram 71%. As mulheres são as principais consumidoras.

Mulheres buscarem o prazer sexual foi tabu durante um longo período. No século 19, Lord Acton, famoso médico inglês, expressou o ponto de vista oficial da época: "Felizmente para a sociedade, a ideia de que a mulher possui sentimentos sexuais pode ser afastada como uma calúnia vil."

Veja também:

 O prazer sexual das mulheres era inaceitável. A falta de desejo sexual era um importante aspecto da feminilidade. O neuropsiquiatra alemão Krafft-Ebing, estudioso da patologia sexual, encarava a sexualidade como uma espécie de doença repugnante.

Sobre as mulheres, ele era categórico: "Se ela for normalmente desenvolvida e mentalmente bem criada, seu desejo sexual será pequeno. Se assim não fora, o mundo todo se transformaria num prostíbulo e o casamento e a família, impossíveis. Não há dúvida de que o homem que evita as mulheres e a mulher que busca os homens são anormais."

Estamos no século 21, mas a partir dos relatos que ouvi no consultório e das mensagens que recebi, ficou claro que muitas mulheres tinham vontade de utilizar objetos vendidos em sex shops, mas não tinham coragem de comprá-los.

Entretanto, a situação de isolamento em que vivemos mostra que as coisas estão mudando. As mulheres estão deixando a vergonha de lado e partem decididas em busca do seu prazer. O que será que Lord Acton e Krafft-Ebing diriam?

 

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro