PUBLICIDADE

Topo

“Ele quis dividir a conta do motel comigo! Me senti desrespeitada”

Universa

24/02/2020 04h00

"Estou separada há quase um ano, e só agora comecei a namorar. Conheci um homem bem interessante…. saímos algumas vezes e na semana passada fomos a um motel. A transa foi ótima; houve um grande sintonia entre nós. Mas, como nem tudo é perfeito, broxei completamente com o que aconteceu depois: a conta chegou e ele dividiu por dois e informou quanto era a minha parte. Me senti profundamente desvalorizada!"

 ***

A ideia de que o homem tem que pagar tudo, principalmente quando se trata de sexo, vem de época bem distante. Quando o sistema patriarcal se estabeleceu, há cinco mil anos, a mulher tornou-se mercadoria que podia ser comprada, vendida, trocada.

Veja também:

Diante de tanta opressão, ela percebeu que a única forma de obter vantagem – desde alimentos até joias, sedas, perfumes – era controlando as necessidades sexuais masculinas. Esse é o fundamento da prostituição.

O problema é que muitas mulheres, mesmo tendo independência financeira, continuaram acreditando que só podem ser valorizadas dessa forma. Então um homem não querer pagar algo para fazer sexo com elas significaria que não têm valor algum. É uma ideia absurda, que só serve para manter a mulher numa posição de inferioridade.

Numa palestra, quando propus esse debate, um homem que estava na plateia, disse: "Não se pode querer igualdade nos salários, na divisão dos serviços domésticos, na independência, nos sentimentos e desejos, e não arcar com nenhum ônus. A mulher deve dividir sim, e mostrar que conquistou seu espaço." Concordo com ele.

E você, o que pensa disso?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro