PUBLICIDADE

Topo

Como Manu Gavassi defende, histórias de princesas deveriam ser esquecidas?

Universa

04/04/2020 04h00

Manu Gavassi, participante do BBB 20, fez uma carta aberta às garotas que crescem com histórias de princesas da Disney. Ela critica o que as histórias ensinam sobre amor e afirma desejar ter sido a última geração que foi criada sob um conceito de amor inadequado.

Concordo inteiramente com Manu Gavassi. Em Cinderela, Branca de Neve e A Bela Adormecida, a mensagem central é a impotência da mulher. O homem, ao contrário, é poderoso. Não só dirige todo o reino, como também tem o poder mágico de despertar a heroína do sono profundo com um simples beijo.

Veja também:

No entanto, o mais grave nos contos de fadas é a ideia de que as mulheres só podem melhorar de vida por meio da relação com um homem. As meninas vão aprendendo, então, a ter fantasias de salvamento, em vez de desenvolver suas próprias capacidades e talentos.

A historiadora austríaca, radicada nos EUA, Riane Eisler diz que o reconhecimento de que educar as mulheres para que se concentrem somente em agradar os homens ou na ênfase exagerada à beleza física — ou mais especificamente, padrões de beleza feminina definidos pelos homens — na realidade, se torna um obstáculo para uma relação amorosa satisfatória.

Alguns discordam, dizendo que os contos de fadas são importantes no desenvolvimento das crianças, porque elas aprenderiam a vencer obstáculos, a elaborar conflitos internos… Mas com tantas histórias interessantes que existem hoje, também com conflitos e obstáculos, vocês acham que pais e professores devem continuar contando essas histórias em que as heroínas estão quase sempre em coma?

 

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro