Topo

Regina Navarro Lins

Os seus amigos influenciam mais a sua longevidade do que sua família

Universa

06/07/2019 04h00

Qualquer coisa que nossos amigos façam nos influencia. Estudos mostram que nossas escolhas são conscientemente ou inconscientemente inspiradas em quem está ao nosso redor. Não se trata simplesmente da pressão dos colegas, em que você age deliberadamente de uma certa maneira para se adequar ao grupo. É, na verdade, em grande parte uma atitude inconsciente.

"Quanto mais a sua identidade for absorvida de um grupo, mesmo quando você não está por perto desse grupo, maior a probabilidade de você defender aqueles valores", diz Amber Gaffney, psicóloga social da Universidade Estadual Humboldt, nos EUA.

LEIA TAMBÉM:

Apesar de a nossa cultura valorizar mais as relações românticas, não há dúvida de que amigos são importantíssimos em vários aspectos da nossa vida. Um estudo australiano concluiu que para a longevidade os amigos produzem maior impacto positivo do que as relações familiares. Isso significa que as pessoas que têm amigos, que são confidentes, vivem mais tempo.

É comum gostarmos de pessoas com quem convivemos. Mas o que sentimos por elas é totalmente diferente o que sentimos por um amigo com o qual podemos sempre contar. Com este há total confiança e liberdade, dividimos nossas intimidades mais secretas e, se acontece alguma coisa ruim na vida dele, ficamos tristes como se tivesse acontecido conosco.

O sociólogo italiano F. Alberoni distingue a amizade da paixão romântica. Para ele, o enamoramento é êxtase, mas também sofrimento. E a amizade tem horror ao sofrimento. Os amigos querem estar juntos para se sentir bem. Se não conseguem, tendem a se afastar, a pôr um pouco de distância entre eles. Na paixão podemos odiar uma pessoa. Na amizade não há espaço para o ódio. Se odeio um amigo já não sou seu amigo, a amizade terminou.

Acredito que quem tem amigos de verdade, aqueles com quem você pode discutir suas questões existenciais, nunca se sente sozinho.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro