Topo

Regina Navarro Lins

"Tenho imaginado minha namorada e sua melhor amiga na cama comigo"

Regina Navarro Lins

22/04/2019 04h00

 

Ilustração: Caio Borges

"Tenho 34 anos, sou professor universitário e namoro há três anos. Nossa relação é ótima, tanto afetiva como sexual. Mas ando preocupado com minhas fantasias na hora em que estamos transando. Tenho imaginado que minha namorada e sua melhor amiga estão na cama comigo. Como nunca contei isso para ela, às vezes, me sinto culpado."

***

Num estudo da universidade americana de Colúmbia, o psicanalista G. Fogel afirma que virtualmente todos têm fantasias sexuais aberrantes, embora nem sempre conscientes do fato. Ele também admite que elas são tão frequentes nas mulheres como nos homens. A questão é que como ninguém tem coragem de contar suas fantasias, todos se assustam, pensando que são os únicos a tê-las.

Estudos mostram que um entre quatro entrevistados tem fortes sentimentos de culpa por suas fantasias. Muitos tentam reprimir suas fantasias. As mais comuns são sexo grupal, incluindo a ideia de ser observado, fantasias de dominação — ser amarrado e subjugado durante o sexo —, inversão de papéis, relação com pessoas do mesmo sexo, principalmente em lugares inusitados, e parecem existir na mesma proporção para homens e mulheres.

Mas o fato é que quase todas as pessoas têm fantasias sexuais. Existem as que não sentem muito prazer, e até mesmo são incapazes de atingir o orgasmo, sem recorrer a elas. Por mais que exista grande atração entre um casal, a excitação não se dá sempre da mesma forma, tem altos e baixos.

Acredito que as  fantasias pertencem justamente a uma área de repouso da experiência humana, livre de explicações racionais. E, na maioria das vezes, muito mais prejudicial do que acontecerem na realidade é o sentimento de culpa que provocam.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro