Por que a virgindade ainda é motivo de tanta polêmica?
Médicos marroquinos que atuam nos setores público e privado agora se recusam a fornecer o certificado de virgindade exigido por algumas famílias do futuro marido, ou por ele próprio. Os profissionais de saúde citam três razões para sua recusa em praticar o "teste da virgindade": falta de respeito pelas mulheres, a completa inutilidade do procedimento, que acaba se tornando uma fonte de problemas físicos e psicológicos.
Com certificado ou não, a virgindade sempre foi uma questão. Durante muito tempo o controle da sexualidade feminina teve a intenção de impedir o sexo antes do casamento. A perda da virgindade pode ser vivida como uma experiência sem importância ou dramatizada ao ponto da ostentação pública do lençol da noite de núpcias manchado de sangue.
Veja também
- Educação sexual nas escolas é necessária para que sexo não seja reprimido
- Anel peniano com pregos já foi usado para reprimir masturbação
- "Minha namorada vive o sexo como se fosse pecado"
O controle da sexualidade feminina tinha como propósito garantir que o filho daquela união seria efetivamente produto de ambos os parceiros, além do fato de que uma virgem era uma mercadoria valiosa. Todas as prescrições bíblicas para proteger a virtude feminina na verdade visavam proteger os direitos de propriedade dos homens em relação às suas esposas e filhos.
Um homem que fizesse sexo com uma moça solteira e virgem, se descoberto deveria ressarcir o pai da moça em dinheiro. Quando havia a exigência legal de que o homem desposasse a moça, o único objetivo era proteger a economia masculina. A jovem tornou-se mercadoria sem valor e não seria justo sobrecarregar o pai com ela, e o homem que causou a perda deveria adquiri-la.
Sexo e reprodução estavam intimamente ligados e havia no homem o pavor de assumir um filho que não fosse seu. Principalmente por causa da herança, claro. Sem dúvida, com todas as transformações que ocorrem no mundo, o homem que valoriza a virgindade da mulher não conseguiu ainda se libertar dos valores de uma sociedade autoritária. Sua submissão o impede de enxergar o sexo como algo bom, natural, fazendo parte da vida, e encontrar na troca de prazer com sua parceira uma fonte para seu desenvolvimento pessoal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.