"Minha mulher transou com outro e diz que não tem nada a ver com amor"
"Minha mulher transou com outro homem e diz que não tem nada a ver com o amor que sente por mim"
"Tenho 38 anos e sou casado há nove. Estou bem mal desde que descobri que minha mulher me traiu. Quando conversamos sobre o fato de ela ter feito sexo com outro homem, ela diz que isso não tem nada a ver com o amor que sente por mim, que foi uma atração sexual momentânea. Não sei o que pensar, pois sempre acreditei que transar fora do casamento fosse natural para o homem, que sabe separar amor de sexo."
***
A antropóloga americana Helen Fisher acredita que homens e mulheres têm prazer na variedade sexual: "Naquelas sociedades que não têm padrões duplos nas questões sexuais, e em que são permitidas várias relações, as mulheres utilizam tão ansiosamente suas oportunidades quanto os homens." O pesquisador Alfred Kinsey concordava: "Mesmo naquelas culturas que tentam com mais rigor controlar o coito extraconjugal feminino, está absolutamente claro que tal atividade ocorre, e em muitos casos ocorre com considerável regularidade."
Leia também
- A nociva crença de que existe uma "pessoa certa" para se relacionar
- "Não suporto mais a dependência que meu marido tem de mim"
- A gente costuma se relacionar com só com uma pessoa, mas será que dá certo?
A dependência econômica da mulher foi uma motivação importante da tendência monogâmica presente em nossa cultura. O marido jamais admitiria uma infidelidade e dessa forma ela não teria como sobreviver. O homem teme um rival mais competente no sexo e tem pavor de ser estigmatizado como "corno". O fracasso em corresponder ao ideal masculino da sociedade patriarcal o exporia ao ridículo e ao desprezo.
Durante cinco mil anos os homens acreditaram ser somente deles esse direito. Mas começam a pensar de forma diferente. A pílula anticoncepcional, possibilitando o movimento de emancipação feminina e a revolução sexual, foi fundamental para a mudança das mentalidades.
Estudos demonstram que duas novas tendências surgiram: ambos os sexos começaram a ter relações extraconjugais mais cedo que nas décadas anteriores, e o padrão duplo – homem pode, mulher não – foi corroído. Todos esses dados nos levam a suspeitar que as mulheres têm relações extraconjugais com a mesma satisfação que os homens.
Muitos ainda acreditam que as mulheres fazem sexo para ter amor e os homens dão amor para ter sexo. Esse padrão de comportamento, assim como a ideia de que a mulher só tem relação extraconjugal motivada por uma grande paixão, está saindo de cena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.