Topo

Regina Navarro Lins

A nociva crença de que existe uma "pessoa certa" para se relacionar

Universa

26/04/2018 09h01

(Caio Borges/Arte)

Quando duas pessoas passam a viver juntas é comum terem a ilusão de que enfim encontraram a "pessoa certa" e vão viver felizes para sempre. A relação simbiótica então estabelecida, onde os dois imaginam se transformar num só, é o campo propício para que ambos projetem, um no outro, aquilo que têm em si e julgam ser desvalorizado.

Após algum tempo de convívio, em muitos casos, o outro passa a ser visto com muitos "defeitos", porque aos "defeitos" de cada um somam-se os do outro. E a isso se acrescenta a raiva sentida quando se constata que o outro não está cumprindo o papel que se esperava dele: o de satisfazer todas as  necessidades e carências pessoais do parceiro.

Leia também

"Não suporto mais a dependência emocional que meu marido tem de mim"

Parece simples, mas é importante lembrar que o amor não dá qualquer direito sobre o outro. Em muitos casos a vigilância e a invasão na vida do parceiro são vistas como natural.

"A crença quase universal baseada na evidência de um amor único, permanente e sem defeito, entendido e recebido como garantia de felicidade duradoura vai, justamente, levar-nos a esquecer, com muita frequência, que é necessário manter, alimentar e respeitar o relacionamento vivo e saudável. Que este deve, sobretudo, se proteger contra as alterações inevitáveis de uma intimidade que vai ficando desgastada com partilhas em tempo integral.", diz o psiquiatra francês Jacques Salomé.

Não são poucos os que aceitam a obrigação de ser e agir a partir de um código, muitas vezes, expresso através de um "nós" ou "a gente", definido exclusivamente por um dos cônjuges.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro