“Ele quis dividir a conta do motel comigo! Me senti desrespeitada”
"Estou separada há quase um ano, e só agora comecei a namorar. Conheci um homem bem interessante…. saímos algumas vezes e na semana passada fomos a um motel. A transa foi ótima; houve um grande sintonia entre nós. Mas, como nem tudo é perfeito, broxei completamente com o que aconteceu depois: a conta chegou e ele dividiu por dois e informou quanto era a minha parte. Me senti profundamente desvalorizada!"
***
A ideia de que o homem tem que pagar tudo, principalmente quando se trata de sexo, vem de época bem distante. Quando o sistema patriarcal se estabeleceu, há cinco mil anos, a mulher tornou-se mercadoria que podia ser comprada, vendida, trocada.
Veja também:
- "Nunca tive orgasmo e tenho me sentido menos mulher por isso"
- A mulher se frustra quando o homem broxa?
- 8 coisas que você precisa saber antes de encarar um ménage
Diante de tanta opressão, ela percebeu que a única forma de obter vantagem – desde alimentos até joias, sedas, perfumes – era controlando as necessidades sexuais masculinas. Esse é o fundamento da prostituição.
O problema é que muitas mulheres, mesmo tendo independência financeira, continuaram acreditando que só podem ser valorizadas dessa forma. Então um homem não querer pagar algo para fazer sexo com elas significaria que não têm valor algum. É uma ideia absurda, que só serve para manter a mulher numa posição de inferioridade.
Numa palestra, quando propus esse debate, um homem que estava na plateia, disse: "Não se pode querer igualdade nos salários, na divisão dos serviços domésticos, na independência, nos sentimentos e desejos, e não arcar com nenhum ônus. A mulher deve dividir sim, e mostrar que conquistou seu espaço." Concordo com ele.
E você, o que pensa disso?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.