Topo

Regina Navarro Lins

13 mentiras que estão limitando sua vida amorosa como mulher

Universa

06/02/2020 04h00

É comum ouvir dizer que, passada a contestação dos anos 70, o comportamento dos jovens voltou a ser tão conservador quanto antes. Mas isso não é verdade.  No que diz respeito a amor, casamento e sexo, grandes transformações estão acontecendo. Valores aceitos durante séculos como verdades absolutas estão sendo questionados, por não dar mais respostas satisfatórias.

A mulher poder dividir o poder econômico com o homem e ter filhos se quiser e quando quiser é a transformação radical que comanda todas as outras subsequentes. Porém, a modificação da maneira de pensar não atinge a todas as pessoas ao mesmo tempo e é por isso que encontramos anseios e comportamentos tão diversos num mesmo grupo social.

Veja também:

Ainda existem pessoas insistindo em acreditar em mentiras que limitam a própria vida. Como são muitas, posso citar algumas que me ocorrem e você pode pensar em outras diferentes dessas:

  1. Só é possível a realização afetiva no casamento;
  1. Não é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo;
  1. Quem ama não sente tesão por mais ninguém;
  1. Para resolver a questão da falta de tesão no casamento basta ser criativo;
  1. Homens e mulheres são por natureza emocionalmente diferentes;
  1. Ninguém pode ser feliz sem um par amoroso;
  1. Desejar relações amorosas e sexuais com parceiros variados significa imaturidade;
  1. O amor materno é da natureza da mulher e toda mulher deseja ter um filho;
  1. O pai não tem condições de criar um filho tão bem quanto a mãe;
  1. A iniciativa da proposta sexual cabe naturalmente ao homem;
  1. No sexo, o homem é naturalmente ativo e a mulher passiva;
  1. O homem gosta mais de sexo que a mulher;
  1. No casamento é importante ceder sempre.

Essa lista pode se estender por muitas páginas. Isso tudo, e muito mais, nos foi ensinado desde cedo. Quem acredita sofre. Abre mão de suas singularidades e nunca se arrisca a novas experiências.

Mas, felizmente, cada vez é maior o número de pessoas que duvidam dessas afirmações e dentro de algum tempo pode ser que a vida se torne bem mais satisfatória para elas.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro