PUBLICIDADE

Topo

"Meu namorado é inteligente e bonito, mas na cama é uma tragédia"

Universa

03/02/2020 04h00

"Namoro, há três meses, um homem por quem me apaixonei desde o início. Ele é inteligente e bonito, mas na cama é uma tragédia. E se eu digo qualquer coisa ele não aceita…. Nessas horas surge o machão — só ele sabe tudo. Acho que nunca ouviu falar em preliminares. Fica excitado, logo me penetra e goza. Até agora nãoconsegui ter orgasmo na transa com ele, embora esse nunca tenha sido um problema pra mim. Estou começando a me desapaixonar…."

***
Não são poucas as mulheres que se queixam do desempenho sexual dos homens. A maior queixa parece ser mesmo o não prolongamento das preliminares. Com tanta repressão homens e mulheres foram inibidos na sua capacidade para o prazer sexual.

As mulheres tiveram sua sexualidade reprimida e distorcida, a ponto de até hoje muitas serem incapazes de se expressar sexualmente, muito menos atingir o orgasmo. Os homens, por sua vez, também tiveram a sexualidade bloqueada. A preocupação em não perder a ereção é tanta que muitos fazem um sexo apressado, com o único objetivo de ejacular.

Veja também:

Para dificultar mais ainda as relações entre os sexos, a mentalidade patriarcal delega as características "duras" aos homens e "moles" às mulheres, os homens competem e as mulheres demonstram emoção. Poucos homens conseguem experimentar a intimidade emocional com a mulher, em vez de somente a sexual.

Demonstrar ternura, se entregar relaxado à troca de prazer com a parceira é difícil. Perder o controle ou falhar é uma ameaça constante, tornando o sexo uma experiência ansiosa e limitada. É impossível ser amoroso quando se é travado emocionalmente.

Um grande amante não nasce do nada. É preciso aprendizagem e muita espontaneidade. Como em qualquer forma de arte, fazer sexo requer técnica e sensibilidade. Não ter preconceitos nem ideias estereotipadas a respeito do papel do homem e da mulher, mas disposição para proporcionar e receber prazer, são requisitos básicos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro