Topo

Regina Navarro Lins

"Vamos nos casar, mas somos diferentes em tudo. Estou em dúvida, e agora?"

Universa

02/12/2019 04h00

 

"Eu e meu noivo marcamos o nosso casamento. Mas tenho tido muitas dúvidas e alguns sonhos nada agradáveis. Nós somos totalmente diferentes. Nem moramos juntos ainda e já discordamos de muitas coisas. Não só de ideias, mas também da forma que gostamos ou não de viver. Sou supercomunicativa e gosto de ter muitos amigos; ele só gosta de sair comigo. Adoro viajar, ele odeia….e por aí vai. Tenho medo de em pouco tempo estarmos odiando a nossa vida em comum."

***

É natural querer ficar perto e desenvolver amizade com pessoas que possuem interesses e visão do mundo semelhante à nossa. Pode até haver divergência em um ou outro ponto, e mesmo gostos diferentes, mas se existir concordância nos aspectos considerados básicos, não há o menor problema.

Veja também:

Porém, nas relações de namoro ou casamento essa regra não se aplica. As incompatibilidades são tantas, e muitas vezes tão profundas, que fica difícil de entender como o casal consegue continuar convivendo. Sem contar que com os amigos encontramos quando temos vontade e queremos compartilhar de alguma coisa, e no amor você é cobrado a estar junto o tempo todo.

Acredita-se tanto na necessidade de ter um parceiro amoroso estável que, quando se inicia um relacionamento, a ansiedade em estabelecer logo um compromisso não permite conhecer bem o outro. Durante o casamento as incompatibilidades podem infernizar o dia a dia — as que já havia e as novas que surgem. O casamento pode se tornar um fardo pesado de carregar.

As frustrações vão se acumulando e o cotidiano vai se tornando insuportável. Como mecanismo de defesa, surge a tendência a negar o que se detesta no outro ou na própria vida. Tenta-se fazer de conta que está tudo ótimo. Por mais medo que se tenha do novo e do desconhecido, por mais que seja difícil recomeçar uma nova vida, é preciso pensar no assunto.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro