Topo
Regina Navarro Lins

Regina Navarro Lins

"Meu namorado quer casar e ter filhos logo. Eu não quero, mas amo ele"

Universa

28/10/2019 04h00

"Tenho 27 anos e namoro há três anos. Ultimamente tenho tido problemas com meu namorado. As brigas são contínuas e pelos mesmos motivos. Ele está preso à ideia de casamento tradicional. Acredita que a exclusividade sexual é fundamental numa relação. Eu penso diferente, defendo que cada um tenha a sua individualidade e que ninguém controle ninguém. Além disso, ele quer casar e ter filhos o mais rápido possível. Eu não tenho vontade de morar junto agora; estou terminando meu mestrado e quero fazer doutorado. E não tenho certeza de querer ter filhos algum dia. Ele não consegue entender isso. Sei que são várias incompatibilidades, mas a gente se ama."

***

O que sempre presenciamos na vida, nos filmes e nas novelas são as mulheres desejando casar, ter uma relação estável. Além disso, só sentiriam desejo sexual pelo homem que amam. Sempre se acreditou que as diferenças entre o homem e a mulher incluíam a monogamia natural dela, para quem amor e sexo seriam inseparáveis. Seria da natureza do homem a infidelidade e o hábito de tentar se esquivar de um compromisso.

Sem dúvida, a forma de viver o amor está se transformando profundamente, apesar de ainda encontrarmos pessoas que, temerosas, se agarram ao já conhecido. Afinal, o novo assusta, nos faz sentir desprotegidos. Por isso, usamos modelos do passado no presente. Entretanto, isso se torna cada vez menos possível. É inegável a destruição de valores estabelecidos como inquestionáveis. Nossas convicções íntimas mais arraigadas são abaladas e não encontramos modelos em que nos apoiar.

Contudo, essa pode ser a grande saída para o ser humano. Não tendo mais que se adaptar a modelos impostos de fora, as singularidades de cada um encontram novo campo de expressão. No momento em que se rompe com a moral que, durante tanto tempo e através de seus códigos, julgou e subjugou o prazer das pessoas, abre-se um espaço onde novas formas de viver, assim como novas sensações, podem ser experimentadas.

Leia também:

"Nunca tive orgasmo e tenho me sentido menos mulher por isso"

O que leva um homem a expor o pênis sem consentimento a uma mulher?

8 coisas que você precisa saber antes de encarar um ménage

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Regina Navarro