Topo

Regina Navarro Lins

"Meu namorado não me beija na boca. Está me deixando insegura"

Universa

26/08/2019 04h00

"Estou namorando há seis meses. Acho que esta relação foi a melhor que tive até hoje. Pela primeira vez descobri o que é ter orgasmos múltiplos. Sei que ele tem muito tesão por mim também, mas não consigo entender uma coisa: ele não me beija na boca. Isso me perturba. Sempre acreditei que o beijo na boca fosse natural quando se ama. Se tento falar sobre isso, ele muda de assunto. Essa atitude dele está me deixando insegura. Considero o beijo fundamental numa relação amorosa."

***
O beijo já foi alvo de censura no cinema. Em 1922, os censores dos Estados Unidos estipularam que um beijo não poderia durar mais do que três segundos na tela. Nesses três segundos deveriam estar compreendidas todas as fases do beijo, desde o sorriso e a aproximação até a separação final. Foi lançada uma guerra contra os "filmes degradantes", que tinha por lema: "Uma entrada para um filme indecente é um bilhete para o inferno".

Por mais simples e frequente que possa ser, o beijo carrega forte conotação sexual e afetiva. O beijo é intimidade. Um bom exemplo é a prostituta de Julia Roberts no filme "Uma Linda Mulher", que se recusava a beijar seus clientes para evitar um possível envolvimento.

Veja também:

Embora muita gente acredite que o beijo pode servir como termômetro do desejo sexual numa relação, nem sempre é assim. Muitos homens, por conta de uma ideologia machista, aprendem a dar valor somente às sensações de prazer sentidas no pênis, desprezando qualquer outra área do corpo.

Trocar um beijo na boca, ardente e demorado, poderia também ter, para alguns, a conotação de estar se entregando demais à mulher e isso ser vivido como ameaça ao controle exercido no ato sexual.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro