Topo
Regina Navarro Lins

Regina Navarro Lins

Poesia e sensualidade: o amor entre as mulheres da Grécia

Universa

25/07/2019 04h00

Lesbos é uma ilha grega ao norte do Mar Egeu. Lá, no século 7 a.C., viveu a poeta Safo. Seus poemas são ardentes, sensuais e dirigidos às mulheres, fato sempre destacado na sua obra. As mulheres homossexuais são chamadas de lésbicas em referência ao lugar onde ela nasceu. Safo era objeto de gracejos obscenos e julgamentos moralistas. Um papiro escrito por um autor anônimo dizia: "Ela foi criticada por alguns como desregrada e apaixonada pelas mulheres".

Os amores de Safo foram ridicularizados pelos poetas cômicos de Atenas, mas como a vida das mulheres gregas não é muito conhecida, não se tem quase informação a respeito da homossexualidade feminina nessa época. Sabe-se, entretanto, que as jovens às quais ela dirige suas palavras ardentes são ainda meninas e quando elas a abandonam para se casar, Safo lhes dedica adeuses comovedores:

Veja também:

"Ó noiva, teu corpo é cheio de graça e teus olhos cheios de mel/ O amor está espalhado sobre teu rosto sedutor/ E por certo Afrodite distinguiu-te entre todas as mulheres."

Os poemas expressam seu desejo pelas alunas, o ciúme que a atormenta e testemunha a vida amorosa que levavam. Mas Safo amou também os homens, ambiguidade característica do meio aristocrático ao qual pertencia. Da mesma forma sensual que amava as mulheres, lhe foi atribuída uma paixão ardente por um homem chamado Fáon que, segundo o poeta Meandro (século IV a.C.), ela teria "perseguido com um amor furioso".

Não sendo correspondida no seu amor, Safo teria se lançado ao mar do alto de uma rocha, suicidando-se. Embora criticada por alguns por seus amores, foi glorificada por seu talento. Desde a Antiguidade, foi chamada de a "décima Musa". Mesmo assim, seu nome será sempre ligado aos amores que ela cantou, à homossexualidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.