Topo
Regina Navarro Lins

Regina Navarro Lins

"Acabamos na cama na mesma noite, mas deveria ter ficado com um pé atrás"

Universa

17/06/2019 04h00

"Tive uma surpresa desagradável com minha ex nova namorada. Nos conhecemos há alguns dias; saímos para jantar e fui surpreendido porque acabamos na cama na mesma noite… Deveria ter ficado com um pé atrás. Na semana seguinte não consegui falar com ela  na sexta a noite. Quase 11h atendi o celular e era ela. Tinha saído com amigos, porque um deles ia viajar para o exterior. E eu com isso? Descarreguei a minha raiva no telefone e ela desligou na minha cara.  Fiquei triste, estava apostando na nossa relação."

***

É inegável que a masculinidade está em crise. Nos últimos 30 anos foi constatado nos homens o aumento da depressão psicológica e em vários países registram-se doenças do homem esgotado. Todo o esforço exigido deles para ser considerados "homens de verdade" provoca angústia, medo do fracasso e dificuldades afetivas.

Veja também:

No momento os homens vivem o impasse entre a proibição social de expressar sentimentos considerados femininos  e a crítica cada vez mais acirrada ao homem machista.  É possível que a forma de os homens recuperarem sua autonomia seja se unir às mulheres e, examinando o mito da masculinidade, pensar em sua própria saída do patriarcado, repudiando essa masculinidade como natural e desejável.

Nem todos aceitam o roteiro do macho e cada vez mais homens, em todo o mundo, tomam consciência da desvantagem desse papel e empreendem a desconstrução e a reconstrução da masculinidade. Talvez assim as relações afetivas e sexuais se tornem mais plenas e o sexo insensível, considerado viril, passe a ser coisa do passado, e ninguém mais veja graça na anedota que diz que nenhum dos parceiros sente prazer na primeira experiência sexual, mas que o menino atinge o orgasmo no dia seguinte. Quando conta a seus amigos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Regina Navarro