Topo

Regina Navarro Lins

O pai está apto a criar os filhos sozinho?

Regina Navarro Lins

09/04/2016 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando o "Se eu fosse você"

A questão da semana é o caso da internauta que é separada e tem dois filhos. Foi avisada pela empresa que trabalha que terá que viajar muito para fora do país este ano. Ela e o ex marido decidiram que é melhor para as crianças morarem direto com o pai. Mas ela sempre acreditou que para haver equilíbrio emocional dos filhos eles devem morar com a mãe.

Sem dúvida, a família é a mais antiga de todas as instituições humanas porque é a mais flexível. Nos últimos 30 anos a família nuclear — pai, mãe e filhos — constituída a partir da Revolução Industrial, no final do século 18, foi se transformando radicalmente.

Nessa época, quando os pais foram trabalhar nas fábricas e escritórios, se distanciaram dos filhos. A mãe passou a ser a única responsável pelos cuidados do lar e da criança.

Agora, na relação com os filhos surge um novo pai, com atitudes até então ignoradas pelo homem. Alimenta, troca fraldas, dá banho e passeia sozinho com seus filhos.

Dois mil meninos australianos da escola primária, interrogados sobre sua atitude em relação ao mundo que conheciam, revelaram a transformação: definiram o pai com "a pessoa que cuida da gente".

Mas as mudanças não se limitam à aproximação entre pai e filhos. Com o grande número de separações e novas uniões, filhos de casamentos atuais e anteriores passam a conviver sob o mesmo teto.

E quando a sociedade começa a absorver a ideia da mãe solteira, que ignora a importância da figura do pai, os homens mostram que, sozinhos, também podem criar muito bem os filhos.

Vários estudos revelam que os homens se arranjam bem quando têm que ser pai e mãe ao mesmo tempo. A inglesa Margareth O'Brien, que conduziu uma pesquisa muito detalhada com 59 pais londrinos com a guarda de crianças de cinco a onze anos, cita esta confidência de um deles: "Devo referir-me a mim mesmo como a uma 'mãe', porque não há palavra para designar os homens que fazem o que eu faço".

É claro que, por fugir ao modelo tradicional, não faltam críticas a essa nova forma de organização familiar. Entretanto, quanto à ausência da figura paterna ou materna, surgem novos questionamentos.

Concordo com quem afirma que o fundamental para a criança é se sentir amada, respeitada e valorizada, e que em nenhum momento aparece a necessidade de duas presenças físicas, uma masculina e outra feminina, para que isso ocorra.

Como a pesquisa do sociólogo americano Scott Coltrane documenta, os homens mais jovens, principalmente, estão começando a descartar as definições estereotipadas de paternidade como um papel distante, provedor de disciplina, ao invés de maior envolvimento com o cuidado da criança, geralmente classificado de maternagem.

Ao contrário do que prega a tradição cultural, a maternagem — cuidados cotidianos proporcionados à criança, acompanhados da consciência da responsabilidade direta por ela — não tem sexo, mas também não tem nada a ver com os poucos minutos por dia que o pai tradicional dedica a seus filhos.

Alguns homens romperam na frente com os padrões estabelecidos. Pouco antes de ser assassinado, John Lennon declarou publicamente: "Gosto que se saiba que, sim, cuido do bebê e faço pão, que eu era dono de casa e me orgulho disso."

E se isso fere o papel masculino, ele pergunta: "Não está na hora de destruirmos a ética do macho?… A que nos levaram todos esses milhares de anos?"

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro