Topo

Regina Navarro Lins

"Não me separo porque tenho medo de ser uma pessoa sozinha aos 40"

Regina Navarro Lins

29/10/2015 07h00

"Casei com um homem que escolhi mais pela ética pessoal, pelo companheirismo, pelo fato de me admirar, do que por paixão, por afinidade intelectual e física. Foi um bom relacionamento, o sexo era prazeroso, mesmo eu tendo permitido que ele ditasse o tom na cama: conservador. Não falávamos sobre sexo, não íamos além do papai-e-mamãe de luz apagada. Depois de 4 anos, engravidei. Ele começou a rejeitar minhas investidas, não queria conversar (para mim também era difícil, eu me sentia rejeitada e minha baixa autoestima voltou com força total). Agora se passaram mais 4 anos de um casamento praticamente sem sexo. Com essa energia represada, passamos a nos irritar mais um com o outro no dia a dia. Ele me critica o tempo todo e isso me magoa. Não sinto vontade de sexo com ele, mas sinto vontade de sexo. Represei toda a minha energia sexual, porque o nosso acordo é de exclusividade. Isso me faz uma pessoa cada vez mais infeliz. Não me separo porque tenho medo de ser uma pessoa sozinha com quase 40 anos. Não me separo pela minha filha, ainda pequena, que eu não suportaria ver sofrer. E não me separo por ele. Sei que ele me ama, que ficaria totalmente perdido e inerte, provavelmente afundaria na depressão, vivendo do trabalho pra casa da mãe e vice-versa."

Quando alguém se coloca em nosso lugar diante de um problema, contribui de alguma forma para decidirmos que atitude tomar. Diga o que faria se estivesse no lugar do outro: Se eu fosse você… No sábado, eu comento o tema.

Você também pode relatar um conflito amoroso e sexual que está vivendo. Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro