Topo

Regina Navarro Lins

A infidelidade pode fazer seu casamento durar mais?

Universa

02/04/2020 04h00

 "A monogamia praticada, pelo menos de modo formal, nas sociedades patriarcais causa muitos problemas. O hábito acarretando ao mesmo tempo exigência e tédio gera uma tendência à separação", diz o geneticista e antropólogo francês Jacques Ruffié. O autor enuncia as diversas fases por que passa a vida da maioria dos casais:

 – Uma fase de início, durante a qual tudo é maravilhoso, cada um idealizando o outro e se esforçando para satisfazê-lo. Ao mesmo tempo o casal se afasta do resto do mundo: enfim, sós!

Veja também:

2a – Uma fase de primeira crise com o contato do real; é preciso garantir o fim do mês. Os defeitos mais gritantes começam a ser percebidos. Essa fase é geralmente superada graças à atração recíproca, ainda viva, que um parceiro sente pelo outro. É o momento mais favorável para instaurar um verdadeiro diálogo em pé de igualdade, a fim de se chegar a um equilíbrio;

Senão:

3a – Uma série de crises vão se suceder, agravando-se e podendo acarretar:

a) a ruptura. A vida em comum torna-se insuportável;

b) em alguns casos, o casal se retrai por uma espécie de reflexo de autodefesa e reprime a sua agressividade.

4a – Mas o equilíbrio obtido pode ser apenas provisório. Uma calmaria aparente muitas vezes disfarça um aumento de rancor e de incompreensão. É então que uma crise mais violenta, porque adiada, explode no momento em que menos se espera;

5a O casal pode persistir ao preço de muitas renúncias. Cada um se despersonaliza, procurando assemelhar-se ao outro. Rompe-se com os amigos pessoais;

6a – Existem, enfim, crises fecundas, onde os dois protagonistas tomam consciência dos seus limites, de suas próprias forças e da realidade de um fracasso parcial. A fantasia ideal do início dá lugar a uma versão mais realista. Cada um se torna mais autônomo. Mas é preciso saber que o equilíbrio jamais é definitivo, pois o casal é formado por dois seres vivos, inteligentes, que evoluem.

Para Ruffié, o laço conjugal, juridicamente fixo e inalterável, no plano biológico é uma ficção que nossa fraqueza amorosa e nossa instabilidade afetiva assinam. Ele diz: "Se os casais deixassem de associar a fidelidade à sexualidade seria positivo para o casamento, na medida em que a mudança periódica de parceiros provoca, a cada vez, um aumento do desejo sexual".

Você concorda com o antropólogo?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro