Topo

Regina Navarro Lins

Por que há homens que não suportam conviver com mulheres bem-sucedidas?

Universa

30/09/2019 04h00

 

"Tenho 36 anos e sou executiva de uma grande empresa. Profissionalmente estou ótima, mas a área do amor deixa muito a desejar. Estou separada há quatro anos e desde então nunca tive uma relação fixa; só algumas transas sem compromisso. Não sei se já vou insegura para o primeiro encontro, acreditando que os homens temem mulheres independentes como eu e vão se afastar, o que na realidade acaba acontecendo. Será que os homens não suportam conviver com mulheres que têm mais sucesso profissional que eles?"

***

Mulher independente. Assim são conhecidas as mulheres que ganham seu próprio dinheiro e, o melhor de tudo, não têm que prestar contas dos seus gastos a ninguém. É muito comum se dizer que o homem teme a relação com a mulher independente. Alega-se que, além de não estar preparado para abrir mão da superioridade que o papel de provedor lhe confere, poderia se sentir desvalorizado caso a parceira ganhasse mais do que ele.

Mas na realidade não é isso o que acontece. O homem não teme a mulher que tem uma profissão e ganha muito dinheiro. Ele teme, sim, a mulher autônoma. Ser uma mulher independente ou uma mulher autônoma não é a mesma coisa.

A mulher autônoma olha com novos olhos para o mundo, o amor, o sexo, sem estar presa aos condicionamentos que tanto limitam as pessoas. Tem coragem de ser ela mesma, e não renuncia a partes do seu eu tentando corresponder ao que dela se espera. Na relação amorosa, não se preocupa em se submeter às exigências sociais do que é aceito ou não para uma mulher e vive o máximo possível em sintonia com seus próprios desejos.

Entretanto, a autonomia não é fácil de ser alcançada. São muitos anos de condicionamento, em que vamos assimilando os valores do lugar em que vivemos. Mas hoje cada vez mais mulheres questionam a suposição da nossa cultura de que a verdadeira felicidade se equipara a estar envolvida com um homem. Isso já é um bom sinal. Ter ou não um homem ao lado está aos poucos deixando de ser a questão básica da vida. Porém, ainda são poucas as pessoas que realmente buscam autonomia.

É evidente que sem independência financeira não existe autonomia. Mas não basta. Existem mulheres totalmente independentes sem autonomia alguma.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro