Topo
Regina Navarro Lins

Regina Navarro Lins

No Tinder, ex-dançarina mostra que pode sentir prazer depois dos 80 anos

Universa

14/09/2019 04h00

Reprodução/Facebook

Hattie Retroage, de 83 anos, que busca parceiros sexuais no Tinder

 

Aos 83 anos, a ex-dançarina Hattie Retroage quer mudar a visão da sociedade sobre o envelhecimento. Ela usa o Tinder para dar match com homens mais novos e já teve encontros com mais de 50 pretendentes. "O objetivo da minha vida é mudar a terrível e decrépita visão do envelhecimento e transformá-la em algo emocionante. Vou reivindicar um novo jeito de envelhecer", declarou.

Muitas pessoas, que eram jovens e se casaram antes da liberação dos anos 1960, carregaram pela vida uma moral sexual rígida e repressora. Foram criados com uma visão do sexo, bem diferente da que se tem hoje, e havia pouco espaço para o prazer.

Naquela época, o homem, quando arranjava trabalho, procurava uma "boa moça" para se casar. Só seria escolhida a que se esforçasse para corresponder às expectativas dele e, principalmente, deixasse claro que desejo sexual não fazia parte da sua vida. Ela deveria cuidar da casa e dos filhos, cumprir seu dever conjugal, mesmo sem desejo algum, para agradar e servir ao marido.

Entretanto, quem está com mais de 70 anos e conseguiu se livrar dos antigos preconceitos, passando a aceitar o sexo como importante e natural esbarra agora em outro obstáculo. É a crença tão difundida socialmente de que na velhice as pessoas são assexuadas, como se sexo e juventude fossem sinônimos.

Assim, o homem estaria condenado à impotência e a mulher, depois da menopausa, não se interessaria mais pelo assunto. Mas nada disso é verdade. Apesar de toda a transformação fisiológica que ocorre com o envelhecimento, não existe limite para o exercício da sexualidade e, sem dúvida, homens e mulheres podem ter muito prazer sexual até o fim da vida.

E parece que é exatamente isso que Hattie Retroage tenta provar com a sua liberdade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Mais Blog Regina Navarro