Topo

Regina Navarro Lins

"Nossa vida é um verdadeiro inferno. As brigas são cada vez mais violentas"

Universa

06/05/2019 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Estamos casados há 14 anos, mas nossa vida é um verdadeiro inferno. As brigas se sucedem; cada vez mais violentas. Na última, a gritaria foi tanta que o síndico mandou o porteiro ligar pelo interfone para nos alertar que outros moradores estavam reclamando. Meu marido me controla, me sufoca, reclama de tudo e não admite que eu discorde dele em nada. Há vezes em que fico tão desesperada que perco o controle. O pior é que não conseguimos tomar a decisão de nos separar."

***

A infelicidade conjugal não é nenhuma novidade. Já em 1922, nos Estados Unidos, o juiz Lindsay fez o seguinte comentário: "O casamento tal como existe é um verdadeiro inferno para a maioria das pessoas que o contraem. Isto é um fato indiscutível. Desafio a quem quer que seja a chegar a uma conclusão contrária, depois de observar a procissão de vidas arruinadas, de homens e mulheres infelizes e miseráveis, de crianças abandonadas que passam pelo meu tribunal."

É provável que o casamento da internauta se situe no extremo desse inferno que se denomina infelicidade conjugal. Nem todos os casamentos são assim. O grau de insatisfação e infelicidade é muito variado. E na maior parte dos casos, nem tão evidente. Existem até casais que se sentem felizes com seu relacionamento, embora tudo indique que, como dizia o psicoterapeuta e escritor José Ângelo Gaiarsa, "a maior parte dos casamentos, durante a maior parte do tempo, são de precários a péssimos".

Acredito que um casamento pode ser ótimo. Mas para isso é necessário haver total respeito ao outro e ao seu jeito de ser, suas ideias e suas escolhas. Nenhuma possessividade ou manifestação de ciúme que possa limitar a vida do parceiro. Poder ter amigos e programas em separado. E não haver nenhum tipo de controle da vida do parceiro.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro