Por que, ainda hoje, a maioria dos sedutores e conquistadores são homens?
Júlio César tomou o palácio imperial de Alexandria no ano 51 a.C. Ele era o grande líder militar e político de Roma, império que dominava quase todo o mundo conhecido da época. Quando se acomodou no palácio vieram lhe entregar o presente: um tapete enrolado, que aberto revelou uma jovem mulher.
Cleópatra, a Rainha do Egito, tinha 18 anos e logo conquistou o coração do general. Tornando-se sua amante conseguiu recuperar o poder que havia perdido. O comportamento de Cleópatra não foi padrão, afinal ela usufruía da liberdade e do poder de uma rainha. Ainda hoje, a maioria dos sedutores e conquistadores são homens.
A prática de conquistar mulheres acompanha a História. No século 18, a definição básica de "sedução" era induzir uma mulher a fazer sexo ilícito porém consensual. Embora ambas as partes talvez fossem responsáveis por seu ato, a sedução em si não era considerada um crime — mesmo que se desse através de um engodo, como uma falsa promessa de casamento.
Na verdade, havia a ideia de que todas as mulheres secretamente desejavam ser violentadas, e que nunca se podia acreditar nelas quando alegavam ter sido tomadas contra sua vontade. Alguns sedutores atravessam os tempos, como Casanova e Don Juan. O primeiro existiu; o segundo, personagem de ficção, nomeou os futuros conquistadores. Em nossa época, a condenação ao Don Juan se dá por conta dos avanços feministas, que repudiam comportamentos machistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.