PUBLICIDADE

Topo

"Sexo para mim é um sofrimento, pois sempre ejaculo rapidamente"

Regina Navarro Lins

14/01/2019 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Tenho 27 anos e vivo de forma totalmente insatisfatória a minha sexualidade. Ejaculo sempre fora de hora. Isso significa que não consigo satisfazer uma mulher. Muitas vezes ejaculo antes da penetração. É terrível, porque vou sempre tenso pra cama. Para mim, sexo é um sofrimento. Não tenho namorada há bastante tempo e nem procuro por isso. As quatro tentativas anteriores de manter um relacionamento fracassaram. E sempre pelo mesmo motivo. Nunca conversei com ninguém sobre essa questão, pois sinto muita vergonha."

***

Embora o grande terror masculino seja a disfunção erétil (impotência), não é o único problema que atormenta o homem, deixando-o inseguro e, também, frustrando a mulher. A mais comum das disfunções sexuais masculinas é a ejaculação precoce: quando o orgasmo chega rápido demais para o homem.

Mas as situações são variadas. Alguns homens ejaculam logo que se iniciam as carícias ou simplesmente ao ver a parceira se despindo. Muitos ejaculam antes ou imediatamente depois de introduzir o pênis na vagina da mulher, mas outros são capazes de alguns movimentos antes de atingir o orgasmo.

O aspecto fundamental é a ausência de controle voluntário sobre o reflexo ejaculatório.  Por alguma razão um homem pode nunca ter aprendido a perceber as sensações que anunciam o orgasmo e por isso o controle voluntário adequado não foi adquirido.

Nesse caso, o orgasmo ocorre como um reflexo quando é atingido um nível intenso de excitação sexual.  Frequentemente, isso cria muita tensão entre os parceiros, principalmente quando a mulher fica ressentida, acreditando que o homem não se preocupa com ela nem com suas necessidades sexuais.  Ele, por sua vez, se sente um fracasso e fica deprimido. A partir daí, passa a evitar relações sexuais.

Contudo, a ejaculação precoce pode ser tratada.  Dentre os diversos métodos utilizados, destacam-se os exercícios para controlar a ejaculação — respiração e contração dos músculos que circundam a próstata —, que são os mesmos que permitem ao homem  ter orgasmos múltiplos sem ejacular. E para o homem aprender como fazê-los sugiro o livro "O Orgasmo Múltiplo do Homem", de Mantak Chia e Douglas Arava, da Editora Objetiva.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro