Topo

Regina Navarro Lins

Existe um povo que vive o amor de um modo muito diferente do que conhecemos

Regina Navarro Lins

10/01/2019 04h00

Ilustração: Caio Borges

Durante muito tempo as pessoas tiveram que se enquadrar em modelos. Mas de uns tempos pra cá os modelos tradicionais deixaram de dar respostas satisfatórias e se abriu um espaço para cada um escolher sua forma de viver. Mas nem sempre é fácil conciliar o que acreditamos com a expectativa da família e amigos em relação ao nosso comportamento. É importante saber que a forma de se relacionar no amor é aceita ou não dependendo de cada cultura.

Os escritores Leonie Linssen e Stephan Wik relatam em seu livro um aspecto na vida dos Na. Eles são conhecidos em chinês como "Mosuo" e vivem às margens do belo lago Lugu, no sopé do Himalaia. Constituem uma sociedade matrilinear, em que a mãe é o centro da família. Os Na adotam um sistema de "casamento de visita" em que os homens saem de casa para visitar a casa da(s) parceira (s). Tradicionalmente, tanto homens como mulheres podem ter múltiplos parceiros.

O interessante é que não existe no idioma Na uma palavra para "ciúme". Os relacionamentos se baseiam no afeto mútuo, e quando um dos parceiros (ou ambos) perde o interesse, o relacionamento termina amigavelmente. Um estudioso americano que visitou recentemente os Na comentou que "os Na inegavelmente preservam uma cultura mais afetuosa do que a nossa. O suicídio é raro e não se ouve falar em assassinatos".

Os autores acreditam que vale a pena refletir sobre o fato de que uma sociedade em que mulheres e homens são livres para ter múltiplos parceiros, sem sentir vergonha ou reprovação, abriga uma população mais generosa e afável.

 

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro