Sobre a felicidade
A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, abriu seu curso de maior sucesso. O curso de Felicidade. Em uma semana havia 1200 alunos inscritos. A UnB, Universidade de Brasília, é a primeira do país a criar uma disciplina acadêmica para estudar o tema. A primeira turma de felicidade terá 240 vagas e terá o início em agosto. O titular da disciplina, Wander Pereira, explica que os alunos serão desafiados a descobrir como é possível ser feliz no momento da vida em que estão.
Felicidade é tema recente de debate. Até o Iluminismo, século 18, as pessoas se resignavam com o sofrimento. De 200 anos pra cá a felicidade se tornou assunto central, e passou a ser vista como direito de todos. No século 20, isso ficou mais forte e ser feliz tornou-se quase uma obrigação.
"Não é difícil encontrar pessoas que 'mascaram' a própria vida com uma imagem falsa da realidade. Nas redes sociais as pessoas optam por mostrar a imagem de quem elas gostariam de ser. Como um reflexo da sociedade moderna, elas mostram aos outros aquilo que é valorizado: viagens, carros, restaurantes caros. (…) As pessoas não mostram aquilo que elas realmente são ou sentem, mas aquilo que elas gostariam de ser e que os outros que as veem também desejariam. ", diz o psicólogo Renato Santos.
Para o filósofo inglês Bertrand Russell (1872/1970), que escreveu o livro "A conquista da felicidade", é importante alimentar múltiplos interesses e relações com as coisas e com as outras pessoas para ser feliz. Para ele, em síntese, a felicidade é a eliminação do egocentrismo.
Há um ditado chinês que diz: "se você quiser felicidade por uma hora, tire uma soneca. Se você quiser felicidade por um dia, vá a um pescaria. Se você quiser felicidade por um ano, herde uma fortuna. Se você quiser felicidade por toda a vida, ajudar alguém." Durante séculos, os maiores pensadores sugeriram a mesma coisa: felicidade encontra-se em ajudar os outros.
E para você….o que é felicidade?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.