Topo

Regina Navarro Lins

Argentino cria clube de homens abandonados por uma mulher

Universa

04/01/2018 04h00

(Imagem: Caio Borges)

Menos de um ano depois de ser abandonado pela namorada, em 2013, o músico argentino Roberto Lázaro criou o "Clube de homens abandonados por uma mulher". Mil e setecentos homens que viveram experiências similares logo aderiram. Tudo começou quando Roberto postou uma música no Youtube para ser ouvida por homens que estivessem vivendo situação semelhante à sua, ou seja, passando por uma desilusão amorosa.

A repercussão nas redes sociais foi grande, e homens lhe procuravam para saber "se se tratava de um clube de abandonados". O músico gostou da ideia e a transformou numa realidade. "A princípio, tive de suportar as gozações, mas eu tinha certeza do que fazia. Queria estender um laço entre os homens que estava passando por isso para evitar situações de violência contra essa mulher que não quer mais você. Para que o homem possa aceitar o abandono e ajudá-lo a reconstruir sua vida", disse ele.

O "clube" promove reuniões itinerantes duas vezes por mês em diversos pontos da Argentina, mas Lázaro diz não usarem técnicas de autoajuda nem funcionar como um terapeuta que diz aos homens o que eles têm de fazer.

"Não somos como os Alcoólicos Anônimos, que abrem uma roda, contam suas experiências e começam a chorar enquanto os outros integrantes os ouvem. Evito isso porque é muito cruel. Nos juntamos para fazermos coisas como assistir a um jogo de futebol. Podem parecer insignificantes, mas são muito importantes para o momento que essa pessoa está atravessando", informa.

Ele não tem dúvida de que o clube ajuda muitos homens a compartilharem o seu abandono com outros. Em sua opinião, isso significa o rompimento de um "estereótipo machista", já que habitualmente os homens tendem a ocultar a sua desilusão por medo ou vergonha.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro