Argentino cria clube de homens abandonados por uma mulher
Menos de um ano depois de ser abandonado pela namorada, em 2013, o músico argentino Roberto Lázaro criou o "Clube de homens abandonados por uma mulher". Mil e setecentos homens que viveram experiências similares logo aderiram. Tudo começou quando Roberto postou uma música no Youtube para ser ouvida por homens que estivessem vivendo situação semelhante à sua, ou seja, passando por uma desilusão amorosa.
A repercussão nas redes sociais foi grande, e homens lhe procuravam para saber "se se tratava de um clube de abandonados". O músico gostou da ideia e a transformou numa realidade. "A princípio, tive de suportar as gozações, mas eu tinha certeza do que fazia. Queria estender um laço entre os homens que estava passando por isso para evitar situações de violência contra essa mulher que não quer mais você. Para que o homem possa aceitar o abandono e ajudá-lo a reconstruir sua vida", disse ele.
O "clube" promove reuniões itinerantes duas vezes por mês em diversos pontos da Argentina, mas Lázaro diz não usarem técnicas de autoajuda nem funcionar como um terapeuta que diz aos homens o que eles têm de fazer.
"Não somos como os Alcoólicos Anônimos, que abrem uma roda, contam suas experiências e começam a chorar enquanto os outros integrantes os ouvem. Evito isso porque é muito cruel. Nos juntamos para fazermos coisas como assistir a um jogo de futebol. Podem parecer insignificantes, mas são muito importantes para o momento que essa pessoa está atravessando", informa.
Ele não tem dúvida de que o clube ajuda muitos homens a compartilharem o seu abandono com outros. Em sua opinião, isso significa o rompimento de um "estereótipo machista", já que habitualmente os homens tendem a ocultar a sua desilusão por medo ou vergonha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.