Topo

Regina Navarro Lins

"Nossa vida está insuportável! Somos muito diferentes e ele só me critica"

Regina Navarro Lins

01/01/2018 04h00

(Imagem: Caio Borges)

"Há dois anos namoro um homem, que no início me pareceu a pessoa mais interessante do mundo. Só que agora nossa vida está insuportável. Somos muito diferentes….tenho vários amigos, sou bastante comunicativa. O oposto dele. Que é bem fechado e nunca teve um amigo. Um tempo depois que começamos a namorar ele passou a me criticar por qualquer coisa. Está cada vez mais difícil termos uma vida social, coisa que prezo muito. Ele sempre critica os meus aspectos que são muito diferentes dos dele. Tenta me pôr pra baixo…acho que quer me deixar insegura."

***

É possível, as pessoas se encantam por outras que possuem características de personalidade que elas não têm e gostariam de ter. A minha dúvida é se numa relação entre pessoas tão diferentes é viável uma vida a dois satisfatória.  Quando um homem muito tímido e inseguro se casa com uma mulher extrovertida, cheia de amigos, o que pode acontecer à vida deles? À primeira vista só coisas boas, claro. Ela possui o que falta a ele e, portanto, pode ajudá-lo a ser mais comunicativo, se soltar mais, conhecer mais pessoas. Um complementa o outro. Esse encaixe parece ser a solução perfeita.

Além do tímido e da extrovertida, conhecemos também o decidido e a indecisa, o animado e a deprimida, o alienado e a sabe-tudo, a corajosa e o medroso, entre outros. Mas na maioria dos casos essa situação é bem mais complicada do que parece, e surgem problemas. O primeiro deles é a acomodação. Ela impede o crescimento pessoal; o indeciso acaba deixando o outro resolver todas as questões que necessitem de decisão, não se empenhando para modificar o que não gosta em si próprio.

Mas pode haver no amor entre duas pessoas muito diferentes um inconveniente mais sério e bastante comum: a inveja. O invejoso admira o invejado, desejaria ser como ele é e não consegue. O pior é quando o invejoso, não suportando a sua própria inveja, passa a depreciar no outro, justamente os aspectos que gostaria de possuir. Ou então, o que também ocorre com frequência, sutilmente sabota as realizações do parceiro, numa tentativa desesperada de diminuir seu sentimento de inferioridade.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro