Topo

Regina Navarro Lins

Homossexuais idosos merecem viver momentos melhores sem censura

Regina Navarro Lins

29/11/2017 13h23

O ABC Bailão, casa noturna do centro de São Paulo, criada em 1996, foi notícia de jornal. Isso porque é totalmente voltada para o público gay com mais de 60 anos. Eles enchem a casa todas as quintas feiras para dançar forrós e boleros, de rosto colado. O nome ABC refere-se à sigla "Amigos Bailam Comigo".

Muitos dos frequentadores possuem mulher e filhos, mas ali é o lugar para um relaxamento em sua condição de homo ou bissexuais. Os que têm mais de 60 anos foram criados numa sociedade bem menos tolerante; alguns foram obrigados a conviver com uma vida dupla, jamais assumindo os seus reais desejos. Os preconceitos, que ainda existem, eram muito mais fortes e podiam levar da perda do emprego à violência física. Essa casa noturna é uma exceção dos novos tempos.

Os homossexuais idosos, aos poucos, ocupam espaço em estudos acadêmicos, com pesquisadores interessados em conhecer as diferentes esferas que se relacionam com a temática, questões referentes ao corpo e ao sexo, e mesmo as políticas públicas destinadas a eles. Essa discussão é importante para que pessoas, que mantém em segredo a sua sexualidade, possam viver momentos melhores, mesmo que na última fase da vida.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro