O amor necessita de aprendizado
Ilustração: Caio Borges
Quando eu pesquisava para o meu novo livro, Novas Formas de Amar, descobri o psicoterapeuta Paulo Lemos. Ele aponta em seu livro Educação Afetiva aspectos importantes do aprendizado para uma boa relação amorosa. Logo na introdução o autor diz: "Se é verdade que o amor como sentimento básico não precisa ser aprendido, a conduta amorosa, esta sim, deve e precisa ser aprendida." Difícil não concordar com ele….
A seguir transcrevo alguns trechos, numa tentativa de que essa reflexão nos faça viver o amor de forma mais satisfatória.
- Muitas pessoas escolhem com quem conviver e dizem que foi por amor. Mas a escolha por amor não garante boa convivência. Mais cedo ou mais tarde aparecem problemas: sofrem de dificuldades sexuais, vivem em atrito constante e se sentem infelizes e com a sensação de que há algo errado com elas ou com o outro.
- Precisamos ter consciência de que o outro jamais compreenderá inteiramente o que se passa conosco e que nem valorizará as coisas da mesma maneira. Não há artifício que faça com que duas pessoas vejam e sintam de maneira idêntica um mesmo acontecimento.
- Algumas pessoas realmente se sentem amarradas e presas quando estão numa relação. Como se não pudesse mais viver ou gozar a liberdade. Elas absorveram a ideia de que conviver significa abster-se de ter vida própria.
- Possuir um espaço próprio dentro de uma relação torna-se, então, uma questão de higiene – manutenção da saúde da relação. Como a maioria de nós foi educada para estar " grudado " no outro, quando intuitivamente um dos pares começa reivindicar um espaço maior para si parece que algo estranho está acontecendo. Surgem as fantasias de abandono. Surge o ciúme.
- Quando escolhemos alguém para conviver, escolhemos os sofrimentos que pudermos suportar advindos do jeito dele de reagir ao mundo. Se tentarmos a todo momento modificá-lo para não sofrermos, estaremos em constante atrito e chegará ao momento em que o outro não poderá corresponder aos nossos anseios. Nunca ninguém reagirá ao mundo da mesma maneira que nós.
Sobre a autora
Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.
Sobre o blog
A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.