Topo

Regina Navarro Lins

"Ele tem muito tesão quando estimulo o seu ânus. Isso é normal?"

Regina Navarro Lins

23/10/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Tenho uma relação, sem compromisso, com um homem de mais de 30 anos, mas ele tem um gosto que pra mim, apesar de atender, é um pouco estranho. Ele tem muito tesão em gozar quando eu toco ou enfio o dedo ou um vibrador no ânus dele. Ele diz que não é homossexual, mas que sente um tesão maior quando eu faço isso nele e que eu sou a única que atendo a esse pedido dele. É normal?"

****

Durante muito tempo, quase nenhum homem permitiu que sua parceira o tocasse no ânus. Para a maioria, sentir prazer nessa área do corpo seria indicativo de homossexualidade, e isso apavorava. Esse grande equívoco limitou, e para muitos ainda limita, o prazer.

Para Freud, a libido se desenvolve em fases; na infância o prazer se desloca por algumas áreas do corpo, que passam a ter a primazia como zonas erógenas. A fase oral é a primeira, e aproximadamente entre dois e quatro anos vem a seguinte, a fase anal. A zona erógena é a mucosa do ânus, onde a criança sente prazer na estimulação durante a defecação. Na vida adulta, a estimulação anal é muito excitante para homens e mulheres.

Ter prazer com a estimulação do ânus não significa absolutamente homossexualidade. Esta se caracteriza pela escolha do objeto de amor — uma pessoa do mesmo sexo — e nunca pela área do corpo que proporciona prazer. Não existe a menor possibilidade de um homem se tornar homossexual porque descobriu que sente prazer na estimulação do ânus.

A mucosa anal é uma zona erógena extremamente prazerosa, tanto para o homem como para a mulher. Hoje, felizmente, os preconceitos estão diminuindo e cada vez um número maior de homens rompe com essa barreira e se sente à vontade para buscar livremente maior prazer na troca com a parceira.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro