Topo

Regina Navarro Lins

"Não tenho nenhuma vontade de sexo. Será que sou anormal?"

Regina Navarro Lins

15/10/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

 

"Tenho 25 anos; nunca namorei nem beijei ninguém Não sinto nenhuma vontade de sexo. Não consigo deixar de pensar que sexo é algo pouco higiênico, sujo mesmo….Escolhi passar o resto da minha sem ter qualquer tipo de contato sexual, e isso não me causa nenhum incômodo. Será que sou anormal? Eu deveria procurar uma terapia?"

***

Na Antiguidade Tardia, entre os séculos 3 e 5, o sexo era algo tão abominado pela Igreja que o casamento continente – totalmente sem sexo – tornou-se o ideal cristão. Isso enquanto milhares fugiam para o deserto em busca de pureza. Acreditavam que, ao martirizar os corpos contra desejos sexuais, se livrariam da danação eterna.

Hoje, é difícil acreditar que a ausência de desejo sexual não seja causada por uma patologia. Entretanto, a médica psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo considera que falta de libido pode ser constitucional da pessoa e nem sempre está relacionada a algum problema físico, como a baixa hormonal –normalmente apontada como uma das principais causas do desinteresse sexual.

Alguns afirmam que se a pessoa escolheu retirar totalmente o sexo da sua vida e isso não lhe causar nenhum incômodo, está tudo certo.  Mas aí estamos diante de uma questão séria. A maioria das escolhas não é livre. O condicionamento cultural é tão forte, que muitos chegam à idade adulta sem saber o que realmente desejam e o que aprenderam a desejar. Assim, perceber os incômodos talvez não seja tão fácil.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro