"Não tenho nenhuma vontade de sexo. Será que sou anormal?"
Ilustração: Caio Borges
"Tenho 25 anos; nunca namorei nem beijei ninguém Não sinto nenhuma vontade de sexo. Não consigo deixar de pensar que sexo é algo pouco higiênico, sujo mesmo….Escolhi passar o resto da minha sem ter qualquer tipo de contato sexual, e isso não me causa nenhum incômodo. Será que sou anormal? Eu deveria procurar uma terapia?"
***
Na Antiguidade Tardia, entre os séculos 3 e 5, o sexo era algo tão abominado pela Igreja que o casamento continente – totalmente sem sexo – tornou-se o ideal cristão. Isso enquanto milhares fugiam para o deserto em busca de pureza. Acreditavam que, ao martirizar os corpos contra desejos sexuais, se livrariam da danação eterna.
Hoje, é difícil acreditar que a ausência de desejo sexual não seja causada por uma patologia. Entretanto, a médica psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo considera que falta de libido pode ser constitucional da pessoa e nem sempre está relacionada a algum problema físico, como a baixa hormonal –normalmente apontada como uma das principais causas do desinteresse sexual.
Alguns afirmam que se a pessoa escolheu retirar totalmente o sexo da sua vida e isso não lhe causar nenhum incômodo, está tudo certo. Mas aí estamos diante de uma questão séria. A maioria das escolhas não é livre. O condicionamento cultural é tão forte, que muitos chegam à idade adulta sem saber o que realmente desejam e o que aprenderam a desejar. Assim, perceber os incômodos talvez não seja tão fácil.
***
Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.