Descobri que meu marido se relaciona com homens. O que faço agora?"
Ilustração: Caio Borges
"Sou casada e descobri que o meu marido gosta de se relacionar com homens. Ele não sabe que eu sei, mas eu descobri. Nós somos um casal que se dá bem, que se respeita, preocupados um com o outro, temos amigos e uma vida interessante. Sexualmente já estivemos melhor, mas acho que quando descobri fui me afastando. Não consigo perguntar-lhe diretamente porque tenho medo que ele ache que o controlo. Queria aprender a aceitar esta situação. Não quero ter que acabar com o meu casamento. O que devo fazer?"
***
Muitos afirmam que numa situação semelhante romperiam o casamento. Mas o fato é que há homens casados que sentem amor e desejo sexual pela parceira, mas também sentem necessidade de manter relações sexuais com outros homens.
Seríamos todos bissexuais dependendo apenas da permissividade do nosso meio social? O pesquisador americano Alfred Kinsey acredita que a homossexualidade e a heterossexualidade exclusivas representam extremos do amplo espectro da sexualidade humana. Para ele a fluidez dos desejos sexuais faz com que pelo menos metade das pessoas sintam, em graus variados, desejo pelos dois sexos.
E a psicoterapeuta americana June Singer afirma que "quando exploramos o material sexual nos níveis profundos da psique, inevitavelmente chegamos a um estado no qual os sentimentos sexuais são muito mais soltos e fluentes do que as pessoas normalmente se dispõem a admitir."
Marjorie Garber, professora da Universidade de Harvard, EUA, que elaborou um profundo estudo sobre o tema, compara a afirmação de que os seres humanos são heterossexuais ou homossexuais às crenças de antigamente, como: o mundo é plano, o sol gira ao redor da terra. Acreditando que a bissexualidade tem algo fundamental a nos ensinar sobre a natureza do erotismo humano, ela sugere que em vez de hetero, homo, auto, pan e bissexualidade, digamos simplesmente sexualidade.
Quanto à atitude que uma mulher deve tomar, quando fica sabendo dos desejos homossexuais do marido, penso que deve avaliar a própria relação afetiva e sexual que tem com ele, sem se deixar contaminar por moralismos e preconceitos. E mais um detalhe fundamental: jamais fazer sexo sem camisinha.
***
Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.