Topo

Regina Navarro Lins

Monogamia é realmente melhor do que a não-monogamia?

Regina Navarro Lins

10/08/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

A jornalista Cassie Werber inicia seu artigo para a BBC perguntando se a monogamia realmente é melhor do que a não monogamia. Após indicar que é uma pergunta aberta e sem respostas claras, a autora revela como os estudiosos do tema não conseguem se livrar de um certo modo de ver o mundo.

"As pessoas que estudam relações, não conseguem perceber seus preconceitos", diz ela ao comentar uma pesquisa recente que admite as falhas fundamentais na maneira como a intimidade é estudada. "A primazia dada às uniões monogâmicas não surpreendente, dado serem as sociedades patriarcais que dominam o mundo", lembra Cassie, acrescentando que o nosso sistema econômico é baseado na propriedade transmitida de pai para filho, cuja segurança é a paternidade.

Pesquisa da Universidade de Michigan, EUA, demonstra que a forma que psicólogos e outros cientistas estudam os relacionamentos estão orientados para dar resultados – às vezes inconscientemente – que promovem a monogamia. Terri Conley, o autor do principal estudo, disse que nossas atitudes quanto à monogamia são tão enraizadas que se tornam invisíveis.

Cassie mostra como a linguagem das pesquisas não é neutra: perguntam às pessoas sobre "infidelidade", ou "ser enganado"; se referem à pessoa como "a parte ofendida" ou o "parceiro traído". Esses são os termos que têm aparecido em estudos acadêmicos.

"Recentemente, poliamor e outros estilos de relacionamentos alternativos começaram a ser normalizados", diz Conley. Mas por enquanto, o estudo descobriu que "a premissa da monogamia ser superior a outros tipos de relações não-monogâmicas continua a permear o caminho em que pesquisadores constroem e testam teorias sobre amor e intimidade."

O encerramento da matéria de Cassie Werber contribui bastante para a reflexão sobre o tema: "Torna-se improvável obter uma imagem clara do tipo de relacionamento que funciona melhor para os seres humanos quando até a ciência confirma sua tendência a se apegar à monogamia como um ideal".

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro