Topo

Regina Navarro Lins

Sobre Deborah Secco ter traído, faltou dizer o óbvio: as pessoas gostam de variar

Regina Navarro Lins

09/08/2017 13h31

Crédito: Jorge Bispo/Divulgação

A atriz Deborah Secco declarou, durante uma entrevista na TV, que já traiu as pessoas com quem teve relacionamento amoroso, com exceção do atual marido. Não é sempre que ouvimos esse tipo de afirmação.

No Ocidente, a exclusividade sexual nas relações estáveis é a norma e o sexo extraconjugal condenado por muitos. Traição, infidelidade, adultério são palavras usadas para se referir ele. Desde cedo somos estimulados a investir nossa energia sexual em uma única pessoa. Mas não é o que acontece na prática.

É bastante comum homens e mulheres casados compartilharem seu tempo e seu prazer com outros parceiros, geralmente, de forma secreta. A exclusividade é como um valor agregado ao amor porque, supostamente, quem ama só se relaciona sexualmente com a pessoa amada.

A escritora uruguaia Carmen Posadas diz: "A paixão é possessiva, exclusiva. Possui e retém. Mas como é impossível possuir o outro por completo inventaram a fidelidade, que no fim das contas é uma reciprocidade possessiva. Cada membro do casal compromete-se a ser fiel ao outro para não perdê-lo, para assegurar-se de que 'está atado e bem atado""

É comum os estudiosos das relações amorosas repetirem o senso-comum. Muitos afirmam que as relações extraconjugais ocorrem por problemas na vida a dois — fim do amor, insatisfação, mágoas, ressentimentos, imaturidade, temor de aprofundar a relação, etc…

Não ouvi nem li em quase nenhum lugar o que me parece óbvio: embora haja insatisfação na maioria das relações estáveis, o sexo fora do casamento ocorre principalmente porque as pessoas gostam de variar. Um relacionamento pode ser plenamente satisfatório, do ponto de vista afetivo e sexual, e mesmo assim buscarem-se outros parceiros.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro