Topo

Regina Navarro Lins

Seis meses juntos - mas por que ele não me beija?

Regina Navarro Lins

26/06/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

"Faz seis meses que estou com um rapaz. Gosto muito dele, mas não consigo entender porque ele não me beija. Nós ficamos a noite toda juntos, mas não rola beijo. Faço sexo com ele sempre, mas beijo que é bom nada. Acho que durante esses seis meses ele só me beijou duas vezes. Às vezes acho que ele não gosta de mim."

***

Às vezes, o beijo desperta paixões, como aconteceu com Scarlett e Rhett no filme E o vento levou, quando a heroína descobre no poder mágico de um beijo a dimensão até então desconhecida da felicidade física, que muda toda a história. Pode também deixar marcas indeléveis na memória, como dizia Brigitte Bardot a Jean-Louis Trintignant em E Deus criou a mulher: "Se me beijares, nunca mais me esquecerás."

Por tocar tão fundo na alma, apesar de desejado, o beijo também encerra a ideia de perigo. É sabido que as prostitutas se protegem do envolvimento amoroso com seus clientes se recusando a beijá-los. Há mais de dois mil anos, na Grécia, já se temiam as consequências do beijo. Xenofonte, em Memoráveis, faz seu mestre Sócrates dizer que o beijo de um belo rapaz é mais perigoso do que a picada de uma tarântula, porque o contato dos lábios com um jovem reduz instantaneamente à escravidão o mais velho que se arriscou a ele.

As mulheres são as que mais reivindicam o beijo nas relações amorosas, por experimentarem o corpo todo como zona erógena e não, como os homens, predominantemente os órgãos genitais. A internauta não está sozinha. Shere Hite encontrou várias respostas nesse sentido entre as mulheres que entrevistou para sua pesquisa sobre sexualidade feminina:

"Mais beijos, menos pressa, mais ternura." ; "Gostaria que nos beijássemos mais frequentemente na boca."; "Quando eu lhe explico que os beijos e as carícias me excitam, ele trata logo de se esquecer." ;"O que desejo ardentemente são toneladas de beijos."; "Para mim beijar é muito importante. Às vezes chego quase a gozar."   Pelo jeito, o beijo é muito mais importante do que supõem os homens.

***

Você também vive um conflito amoroso e sexual? Escreva para blogdaregina@bol.com.br e conte sua história em até 12 linhas. Ela pode ser comentada aqui no blog e sua identidade não será revelada.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro