Repressão sexual em ação
Comentando o "Se eu fosse você"
A questão da semana é o caso é o caso da internauta, viúva de 45 anos. Ela tem recusado o que lhe "parecem meros portões para a luxúria", mas cedeu aos carinhos de um homem e acabou na cama dele. Quando acordou queria morrer. Ela não sabe o que fazer para tirar o peso "dessa sujeira" da sua mente e do seu coração.
O sexo é alvo da maior perseguição na área dos costumes e fonte de grandes sofrimentos. Muitos se reprimem e estão sempre prontos a criticar o outro por sua conduta sexual. É incrível o que cada um padece por conta das próprias fantasias, desejos, medos, culpas e frustrações sexuais.
A ideia de que há no sexo algo de pecaminoso é absurda, causando sofrimentos que se iniciam na infância e continuam pela vida afora.
Os valores repressores são absorvidos inconscientemente e, não percebendo sua existência, as escolhas pessoais assumem aparência de escolhas livres. Esse é o grande perigo da repressão sexual e o principal motivo da baixa qualidade do sexo praticado.
O psicanalista W.Reich tinha razão quando denunciava a miséria sexual das pessoas. Ele lutou a vida inteira, apesar dos ataques que sofreu, para convencer a todos de que a sexualidade, quando expressa de modo adequado, é a nossa principal fonte de felicidade. Mas controlar a sexualidade das pessoas significa controlar as pessoas, e é exatamente isso o que é feito.
José Ângelo Gaiarsa, psicoterapeuta que introduziu as ideias de Reich no Brasil, afirma em seus livros que quanto mais a pessoa amplia, aprofunda e diversifica sua vida sexual, mais corajosa se torna. Vive com mais vontade, mais alegria, esperança e decisão.
Portanto, pode vir a representar perigo do ponto de vista da ordem estabelecida. Por ser arriscado a maioria renuncia à sexualidade e fica quieta no seu canto e vai se apagando de vida, de corpo e de espírito. Não foi à toa, nem por acaso, que todas as forças repressoras de todas as épocas se voltaram contra a sexualidade humana.
O resultado de toda essa repressão é que a grande maioria das pessoas acaba fazendo menos sexo do que gostaria e com pior qualidade do que poderia. O desempenho sexual se torna bastante ansioso, podendo levar a bloqueio emocional e disfunções como ausência de orgasmo, dificuldades de ereção e ejaculação precoce.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.