Topo

Regina Navarro Lins

Sonhos para o próximo ano

Regina Navarro Lins

17/12/2013 10h18

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

Quase todas as pessoas que responderam à enquete da semana gostariam de ter algum desejo amoroso e sexual realizado em 2014. Uma internauta me contou seu sonho:

"Sou uma mulher de 55 anos, viúva há dois. Um amigo de meu filho, 25 anos mais novo do que eu, frequenta nossa casa. Há, desde o início, uma grande simpatia entre nós. Conversamos sempre, só que ele ignora a grande atração sexual que sinto por ele. Já passei várias noites sonhando acordada. Imagino sempre estarmos trocando beijos ardentes. Tenho pavor que meu filho desconfie de alguma coisa e confesso que às vezes me sinto culpada pelos meus desejos. Mas tudo o que sonho para 2014 é estar em seus braços numa longa noite de amor."

Entre os significados da palavra sonho, está o desejo idealizado e o fenômeno psíquico que ocorre durante o sono. Se acrescentarmos o adjetivo erótico, ainda podemos manter as palavras juntas em ambos significados. É humano sonhar com sexo, acordados ou não.

Durante os sonhos, somos todos potencialmente livres e inimputáveis, uma vez que não temos controle sobre o que sonhamos. O onírico, por essas características, nos livra do jugo das instituições, sejam elas governamentais ou religiosas, e ainda morais ou éticas. O sonhar é, portanto, revolucionário e o sonhar erótico, um desejo de prazer.

Sem dúvida, sonhos eróticos, quando estamos despertos ou dormindo, ocupam lugar importante na psique humana. São sinais de nossa sanidade ou de nossas dificuldades. Elevam ou destroem nossa autoestima. Eros impera de olhos muito abertos.

A grande vantagem das fantasias é poder inventá-las da maneira que se quiser. Cada um é dono do seu próprio espetáculo: decide o elenco, o argumento, a direção, a edição, os ângulos de câmera e os efeitos especiais. Além disso, não há motivos para se preocupar com críticas negativas ou censura: você é a única pessoa que poderá ver as suas fantasias sexuais. Contudo, nem todos se sentem tranquilos dando asas livremente à imaginação. Muitos se culpam e se envergonham de suas fantasias, jamais as revelando para alguém.

Acredito, entretanto, que as fantasias assim como os sonhos, pertencem justamente a uma área de repouso da experiência humana, livre de explicações racionais. E muito mais prejudicial do que elas acontecerem na realidade é alimentar o sentimento de culpa que elas podem provocar.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro