Topo

Regina Navarro Lins

Atração além do óbvio

Regina Navarro Lins

25/06/2013 12h13

Mulher gordinha deitada

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria que respondeu à enquete da semana acredita que flacidez, gordura e barriga não atrapalham o tesão. Fiquei surpresa. Talvez seja um bom sinal da mudança na forma de se perceber o amor e o sexo.

De qualquer forma, não pude deixar de lembrar de um relato que ouvi no consultório sobre o constrangimento que algumas pessoas sentem ao fazer sexo estando acima do peso, com gordura e flacidez. Joyce, 38 anos, estava separada há quatro. Durante esse tempo, fugiu de todas as possibilidades de encontros amorosos e não fez sexo nenhuma vez. Sentindo-se gorda, sempre acreditou que decepcionaria o homem na cama.

Entretanto, conheceu Pedro e começaram a namorar. Muito triste, ela me contou: "Não tenho mais desculpas para adiar o momento de transarmos, mas tenho medo do Pedro perder o tesão por mim. Tenho que ficar numa posição em que o culote nem a barriga apareçam; não posso me mexer muito. A luz tem que estar apagada. Já estou tão preocupada, que não vai ser possível curtir muita coisa."

Na nossa cultura patriarcal, existe uma diferença fundamental entre o erotismo masculino e o feminino. O erotismo masculino é ativado pela forma do corpo, pela beleza física, pelo fascínio, pela capacidade de sedução.

Como diz o sociólogo italiano Francesco Alberoni, se um homem pendura na parede do seu quarto uma foto de Marilyn Monroe nua, é porque ela é uma belíssima mulher nua. E se ele tiver de escolher entre fazer sexo com uma atriz famosa, mas feia, ou com uma deliciosa garota desconhecida, não terá dúvidas em escolher a segunda.

Na mulher seria diferente: o erotismo profundamente influenciado pelo sucesso, pelo reconhecimento social, pelo aplauso, pela classificação no elenco da vida. O homem quer fazer sexo com uma mulher bonita e sensual.

Alberoni acredita que a mulher quer fazer sexo com um artista famoso, com um líder, com quem é amado pelas outras mulheres, com quem é respeitado pela sociedade. Mas isso é fácil de entender, se lembrarmos que as mulheres, durante milênios, para se sentirem protegidas, aprenderam a erotizar a relação com o poderoso.

Apesar dessas observações, a atração sexual é uma coisa misteriosa e que ninguém sabe explicar direito. Por que nos sentimos atraídos por alguém e de que forma atrair a pessoa desejada é o que todos tentam descobrir.

Geralmente se pensa logo na beleza e, como primeira impressão, a aparência é fundamental mesmo. Mas sendo o belo também condicionado pela cultura, os tipos ideais variam de época e lugar, desempenhando um papel fundamental na escolha do parceiro sexual.

Contudo, as pessoas que conseguem se libertar da submissão aos padrões de beleza estabelecidos podem se sentir atraídas por aspectos mais sutis, percebidos no jeito de ser do outro, ao contrário de ficarem presas a gordurinhas e barriguinhas .

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro