Topo

Regina Navarro Lins

Os motivos do orgasmo fingido

Regina Navarro Lins

21/05/2013 08h53

Imagem de mulher que fingiu orgasmo

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A grande maioria das pessoas que respondeu à enquete da semana acredita que muitas mulheres fingem o orgasmo. Parece que isso é tão comum, que alguns homens, os que desconfiam da autenticidade do prazer de suas parceiras, tentam se especializar em misteriosa investigação.

Há quem acredite que a prova do orgasmo feminino está nos olhos da mulher: "Se ela revirá-los, mostrando o branco ou se ficar com olhos de carpa ou de pescada frita", afirmam eles. Mas conheci um jovem que garantia não se confundir de jeito nenhum: "Nessa hora as mulheres ficam com os lábios muito gelados". Será?

É claro que ocorrem mudanças corporais durante o orgasmo. Há aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, os músculos se contraem e aparece maior rubor na face, mas tudo isso pode não ser tão perceptível, principalmente se o homem estiver ansioso com o próprio desempenho. Contudo, a grande preocupação dos homens em saber se o prazer da mulher é verdadeiro ou falso nos leva a outra questão: por que tantas mulheres fingem o orgasmo?

Durante milênios a mulher aprendeu a ser submissa ao homem e a se esforçar para corresponder às expectativas dele. No século 19, que ainda influencia muitos dos comportamentos atuais, a falta de desejo sexual era um aspecto importante da feminilidade e condição para que ela fosse aceita e admirada.

Entretanto, após a pílula anticoncepcional, nossa história começou a mudar e passamos, nas últimas décadas, por uma transformação radical no que diz respeito à sexualidade feminina. Quando o sexo foi dissociado da procriação, pôde se ligar exclusivamente ao prazer e a mulher, então, reivindicou e ganhou o direito a esse prazer. Seu orgasmo se aprimorou: do único e simples, num primeiro momento, ela descobriu o múltiplo e, a partir daí, também o Ponto G e a ejaculação feminina.

O homem, por sua vez, confuso com mudanças tão repentinas, encontrou no orgasmo da parceira um alento para o medo que o atormentava: o de não satisfazer a mulher e por isso ser trocado por outro. Situação que, sem dúvida, afetaria sua certeza de ser "macho".

Agora, ao contrário de outras épocas, o orgasmo feminino passou a ser importante para seu equilíbrio emocional. Muitas mulheres percebendo isso, e exatamente da mesma forma que suas mães e avós fizeram, se submetem ao homem. Embora se sintam cada vez mais livres no sexo e na vida, elas fingem o orgasmo porque ainda não se desligaram totalmente da ideia de que, para manter um homem ao seu lado, devem agradá-lo em tudo e nunca frustrá-lo.

Mas esse não é o único motivo para a mulher fingir orgasmo. Existe também outra situação em que isso é muito comum. É entre as mulheres casadas que já não sentem mais desejo sexual por seus maridos.

Como não conseguem se separar deles por causa da forte dependência financeira ou emocional, evitam o sexo, alegando as mais variadas razões: dor de cabeça, cansaço, preocupação, sono. Quando sentem que não dá mais para fugir, transam por obrigação, sem vontade nenhuma, e então fingem o orgasmo para que o marido não demore, acabe logo e elas possam ficar em paz.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro