Topo

Regina Navarro Lins

Você confunde amor com dependência? É comum, mas são coisas bem diferentes

Regina Navarro Lins

13/07/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

A dependência emocional entre um casal é encarada por todos com naturalidade porque se confunde com amor. Essa dependência que se tem do outro pode levar as pessoas a continuarem juntas, acomodadas, dando a impressão de estarem anestesiadas. E quando alguém fica junto por hábito ou dependência emocional, não é raro desencadear um sentimento de ódio pelo outro, mesmo que inconsciente.

Para o psiquiatra americano Scott Peck é um erro comum sobre o amor é a ideia de que dependência é amor. O efeito desse equívoco verifica-se de um modo mais dramático em indivíduos que estão sofrendo por terem sido rejeitados pelo outro, que quis a separação. Essa pessoa diz "Eu não posso viver sem o meu marido (mulher, namorada, namorado)."  Para Peck quando se precisa de outra pessoa para sua sobrevivência, você é um parasita dessa pessoa. Não existe escolha nem liberdade na relação. É mais uma questão de necessidade do que de amor.

A dependência seria a incapacidade de se sentir realizado ou de agir adequadamente sem a certeza de que se é motivo de cuidado para outra pessoa. A dependência em adultos fisicamente saudáveis é sempre uma manifestação de um problema emocional. Todos os casais deveriam saber  que a verdadeira aceitação da sua própria individualidade e da do outro e a independência são as únicas fundações sobre as quais se pode basear um relacionamento amoroso adulto.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro