Topo

Regina Navarro Lins

Na nossa cultura, há uma expectativa de que todos sintam vergonha do sexo

Regina Navarro Lins

15/06/2017 04h00

Ilustração: Caio Borges

"A história do ato sexual, que se designa prosaicamente por coito ou, escolhendo entre os seus milhares de sinônimos, "carapauzada", "pôr a escrita em dia" ou ainda "mandar o bernardo às couves", é a de um movimento pendular perpétuo entre liberdade e constrangimento, amor à luz do dia e hipocrisia das sombras.", diz a escritora francesa Béatrice Bantman.

Durante muito tempo o prazer sexual não foi admitido. Repressões, inibições e frustrações imperavam. Aos poucos, no final do século XIX, esse quadro começa a dar sinais de mudança. Diminuem a vergonha do próprio corpo e a sexualidade culpada, que favorecem a infelicidade de mulheres e homens. Por volta dos anos 1920, as pessoas começam a se tocar, a se acariciar, a se beijar na boca.

Há culturas em que o prazer sexual é valorizado e existem formas de iniciação para que se alcance o máximo de satisfação. Tantrismo, kama sutra e o Taoísmo, no Oriente, são correntes que incentivam a prática sexual, acreditando que quanto mais e melhor é vivenciado o prazer mais o ser humano tornará feliz a sua existência.

Não há conotação de pecado no sexo. Através do desenvolvimento do prazer sexual, alcança-se uma maior integração com a natureza universal. Na nossa cultura, ao contrário, há uma expectativa de que todos se sintam culpados e envergonhados por causa dos seus órgãos sexuais e suas funções.

Fica então a pergunta da professora americana Laura Kipnis: "Quanta renuncia ao desejo a sociedade exige de nós em comparação com o nível de recompensa que ela proporciona?"

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro