Topo

Regina Navarro Lins

Homem teme mulher que está em sintonia com os próprios desejos

Regina Navarro Lins

22/09/2015 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

 

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que responderam à enquete acredita que o homem teme a mulher independente.

Assim são conhecidas as mulheres que ganham seu próprio dinheiro e, o melhor de tudo, não têm que prestar contas dos seus gastos a ninguém.

Há algumas décadas, quando se iniciou o movimento de emancipação feminina, as mulheres passaram a ser incentivadas a ter uma profissão. Mas o máximo almejado era trabalhar para não precisar mais pedir ao marido dinheiro para um batom ou uma calcinha.

Mais independência que isso nem se cogitava, seria ousadia demais. Muitas acreditaram e hoje lamentam. Pela incapacidade financeira de viverem sozinhas, são obrigadas a permanecer em casamentos insatisfatórios.

É comum se dizer que o homem teme a relação com a mulher independente por não estar preparado para abrir mão da superioridade que o papel de provedor lhe confere, poderia se sentir desvalorizado caso a parceira ganhasse mais do que ele.

Mas na realidade não é isso o que acontece. A maioria dos homens não teme a mulher que tem uma profissão e ganha muito dinheiro. Alguns temem, sim, a mulher autônoma. Ser uma mulher independente ou uma mulher autônoma não é a mesma coisa.

O que caracteriza a mulher autônoma é um novo olhar sobre o mundo, a sexualidade e o amor. Os padrões de comportamento "oficiais" e as exigências sociais destinados às mulheres são ignorados; ela busca sintonia com seus próprios desejos, sem tentar corresponder ao que se espera dela.

Nunca é fácil alcançar a autonomia. São séculos de condicionamento cultural, assimilando valores do lugar em que vivemos. Entretanto, cada vez mais mulheres questionam, por exemplo, a suposição de que a felicidade verdadeira é estar envolvida com um homem. Ter um parceiro ao lado deixa, aos poucos, de ser uma questão básica na vida.

Uma das chaves da autonomia é a questão econômica, claro. Mas não apenas ela. Há mulheres que venceram nesse aspecto e não se libertaram das limitações antes impostas. Todos nós conhecemos aquelas que apesar do sucesso profissional vivem sonhando com o príncipe encantado.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro