Topo

Regina Navarro Lins

Aumentando o prazer sexual

Regina Navarro Lins

23/06/2015 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

 

Comentando a Pergunta da Semana

A maioria das pessoas que responderam à enquete aceitaria bem que seu parceiro (a) usasse um vibrador durante a transa. Tudo indica que homens e mulheres que conseguem vencer os preconceitos podem usufruir de um maior nível de prazer.

Lúcia, uma advogada de 35 anos, separada há três, começou um novo namoro. Uma tarde chegou à sessão de terapia bastante impressionada: "Nunca senti tanto prazer sexual na minha vida. Renato sugeriu que usássemos um vibrador para incrementar nossa transa. Eu nunca tinha pensado nisso. Enquanto ele me penetrava, eu estimulava meu clitóris com o vibrador. É indescritível! Um prazer de uma intensidade absurda."

A partir dos relatos que ouço no consultório e das mensagens que recebo, acredito que muitas mulheres têm vontade de utilizar um vibrador na relação com o parceiro, afinal, ter duas zonas erógenas estimuladas simultaneamente intensifica, em muito, o orgasmo.

Mas a maioria não tem coragem de propor. Medo de desagradar o parceiro, levando-o a supor que seu pênis não é suficiente para lhe garantir um alto nível de prazer, é o motivo mais alegado pelas mulheres para não usar um vibrador. E muitos homens reagem mal mesmo.

Não são poucas as mulheres que contam desanimadas, a dificuldade de usar um vibrador na relação como o parceiro. É difícil propor o seu uso, porque ele compete com o vibrador, acha ofensivo. Cíntia, jornalista de 36 anos, resolveu comprar um vibrador e propor o seu uso durante o sexo com Gui, seu marido há 12 anos.

"A reação dele foi péssima. Disse que não aceitava de jeito nenhum um outro pênis, mesmo de borracha, entre nós dois. Fiquei tão constrangida que guardei no armário e nunca mais toquei no assunto. Só lamento o fato de que nunca vou saber o que é o orgasmo combinado – estimulação da vagina e do clitóris ao mesmo tempo."

Apesar de toda a liberação sexual, ainda não é a maioria que vê o sexo como algo natural, acreditando ser importante a busca de um prazer maior.

Contudo, um estudo, realizado em 2008 em parceria com o Centro de Promoção da Saúde Sexual da Universidade de Indiana, EUA, revelou que mais da metade das mulheres americanas já usaram vibradores e, desse grupo, quase 80% delas tinham compartilhado o aparelho com seus parceiros.

Os homens entrevistados para a matéria do New York Times disseram não sentir ameaça no uso de vibradores por suas parceiras sexuais, e confessaram entusiasmo. Jeremy, 31 anos, que vive em Nova York, disse: "Na minha opinião, uma mulher que explora completamente o seu próprio corpo, com ou sem brinquedos que ache interessante, se torna uma amante muito melhor".

No Brasil, as mentalidades também estão mudando. Na última década, o homem deixou de ser o maior alvo dos sex shops. Nesse negócio, que cresce 15% ao ano, o público feminino já responde por mais de 70% das vendas, segundo a Associação Brasileira do Mercado Erótico.

As pessoas sentem cada vez menos vergonha de experimentar novas maneiras de prazer sexual. Os homens, que se libertam do mito da masculinidade, tendem a perceber o prazer maior da parceira como algo natural. E, dessa forma, as mulheres descobrem que tanto na masturbação como na relação com o outro novas sensações podem ser experimentadas.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro