Topo

Regina Navarro Lins

Problemas no sexo: será que ele só pensa nele?

Regina Navarro Lins

22/11/2014 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando o "Se eu fosse você"

A questão da semana é o caso da internauta que está insegura no sexo com o namorado. Quando transam ele fica com ereção durante muito tempo. Depois que ela tem orgasmo, ele retira o pênis da sua vagina e se masturba.

Essa situação não tem nada a ver com o fato de o homem só pensar nele ou rejeitar a mulher. Geralmente isso ocorre quando o homem apresenta uma disfunção sexual denominada ejaculação retardada. Nela, há inibição específica do reflexo ejaculatório.

Um homem com essa disfunção responde aos estímulos sexuais com sensações eróticas e uma ereção firme. Contudo, é incapaz de ejacular, embora deseje e a estimulação que ele receba seja mais do que suficiente para disparar o reflexo orgásmico.

O grau de gravidade da ejaculação retardada pode chegar ao ponto de o homem jamais experimentar um orgasmo em toda sua vida. O mais comum é o homem não ser capaz de atingir o orgasmo na penetração, apesar de todos os esforços para consegui-lo.

Muitos se empenham em proporcionar prazer à parceira, mas só atingem o orgasmo se retirarem o pênis e se masturbarem. Em alguns casos, o homem não consegue se masturbar na presença da mulher e se retira para outro cômodo a fim de obter alívio da tensão sexual.

Como a mulher demora mais tempo que o homem para atingir o orgasmo, muitos supõem que essa disfunção seja benéfica para ela. Mas o que ocorre é o contrário.

A maioria das mulheres se sente mal, porque vive como uma rejeição a elas ou porque, no plano mais objetivo, o excessivo prolongamento do ato sexual, com impulsos constantes, leva ao cansaço e ao desprazer.

Os terapeutas sexuais empregam uma combinação integrada de técnicas psicoterapêuticas associadas a experiências sexuais especificamente estruturadas para tratar do ejaculador retardado.

Os sexólogos americanos Masters e Johnson informam haver obtido a cura de dez pacientes dos 17 que trataram.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro