Topo

Regina Navarro Lins

O medo de amar

Regina Navarro Lins

03/06/2014 07h00

Ilustração: Lumi Mae

Ilustração: Lumi Mae

Comentando a Pergunta da Semana

A grande maioria das pessoas que responderam à enquete da semana acredita que amar assusta muita gente. Mas isso não é novidade, pelo contrário, o medo de amar é bastante antigo. Os romanos, há dois mil anos, desenvolveram a ideia de prudência, por isso lutavam contra o amor, visando evitar o sofrimento. Acreditavam que o homem prudente afasta seus pensamentos para longe do amor, que devia ser cuidadosamente evitado.

O psicólogo italiano Aldo Carotenuto, estudioso do tema, faz interessantes considerações. Ele acredita que está ao alcance de todos a possibilidade de fazer mal ao outro mesmo amando-o. Não é um fenômeno fácil de se explicar; talvez a razão deva ser buscada no fato de que, de qualquer maneira, nós nos sentimos arrebatados e violados; ninguém pode impunemente conquistar a nossa dimensão interna, assim como acontece nessa experiência.

E então pode ocorrer que a necessidade, talvez inconsciente, de violar o outro e de fazer-lhe mal seja a sutil vingança de quem se sente completamente possuído. Eis por que o amor é "coisa cheia de medo", eis por que ao lado dos sentimentos mais sublimes experimentamos também temor dessa experiência.

Quando amamos, somos olhados por dentro e isso não é tão simples. Para Carotenuto tornar manifesta a própria interioridade induz à vergonha, porque na nossa cultura isso equivale a uma admissão de fraqueza. Existem pessoas que dificilmente conseguem se entregar ao próprio sentimento, porque temem correr algum risco.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro